Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é a Tabela FIPE?

Ao se comprar ou vender um automóvel, a melhor forma de comparação de preços é por meio da tabela Fipe

Ainda hoje existem muitas pessoas que desconhecem o que é tabela FIPE. No entanto, não precisa haver desespero, pois se trata de um conceito simples e de uma ferramenta de grande ajuda para diversas pessoas e segmentos do mercado.

Este texto explica melhor toda a questão que envolve a tabela FIPE. Ao ler o artigo, você verá que se trata de uma tabela que ajuda tanto quem faz uma simples negociação, como companhias seguradoras e o Governo Federal com a cobrança de impostos.

Siga em frente e leia tudo até o final!

O que é tabela FIPE?

Certamente, a tabela FIPE é muito conhecida no Brasil. Quem não a conhece a fundo, pelo menos já ouviu falar em algum momento em seu nome. Talvez a razão para isso é que o brasileiro é um povo muito apaixonado por carros.

Assim, podemos relacionar logo de cara que a tabela FIPE está relacionada aos veículos automotores. Ou seja, ela tem relação com carros, motos, utilitários e vans. Certo? Com toda certeza do mundo, pode apostar!

Essa tabela foi criada no ano de 2001 por uma Fundação chamada Instituto de Pesquisas Econômicas. Pelo nome de “Econômicas” já é possível perceber que a relação da tabela e os veículos tem a ver com o seu valor de mercado. Ou seja, com o seu preço.

Na prática, a tabela FIPE é uma referência dos preços praticados pelo mercado em relação ao valor dos veículos automotores. No entanto, isso não quer dizer que um carro ou uma moto devam ser negociados exatamente pelo valor apresentado na tabela.

Referência de preços

Dessa forma, é necessário entender que o preço apresentado na tabela FIPE é apenas uma referência e não uma decisão gravada em pedra e que não pode mudar. Isso acontece porque outras variáveis precisam ser consideradas para avaliar um veículo.

O estado de conservação é um desses fatores. Dois carros de mesmo ano, marca e modelo podem apresentar condições completamente diferentes, sendo um mais conservado e outro mais “acabado”. Assim, não faria sentido nenhum que os dois custassem o mesmo valor.

Dessa forma, podemos concluir que a tabela FIPE não é uma ferramenta de avaliação instantânea de preços de veículos automotores. Também não pode ser considerada uma tabela de depreciação dos preços.

Trata-se apenas de um referencial para negociações, preços de seguros e pagamentos de impostos, como o IPVA.

Leia também:

Como a tabela FIPE funciona?

Conforme falado acima, a tabela FIPE é uma referência, ou seja, um parâmetro de preços praticados no mercado. Ela não pode ser tomada como verdade absoluta para precificar o veículo de alguém em uma eventual negociação.

No entanto, mesmo que seja uma tabela que serve apenas de referência, ela precisa ter uma base de cálculo sólida, feita de forma inteligente e confiável. Para isso, os pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas se valem de alguns dados para construir a tabela.

Entre as informações coletadas, está a simples média de mercado praticada por negociantes envolvidos em compras e vendas de automóveis. No entanto, existe uma coleta de informações mais sofisticada também.

Uma delas é o valor das vendas feitas pelas concessionárias de carros do país inteiro. Lembre-se que essas concessionárias vendem tanto carros novos como seminovos, pois existem pessoas que trocam seus carros oferecendo o antigo como parte do pagamento.

Aqui vale destacar que, durante a coleta desses dados com as concessionárias, não entram as vendas feitas para o Governo, para empresas frotistas e carros blindados, bem como carros que foram personalizados para seus clientes e se desviaram do padrão original de fábrica.

Por fim, é preciso destacar que o preço formulado pelo Instituto para a composição da tabela FIPE é atualizado mensalmente, variando conforme a região do país, a quilometragem do veículo e o estado de conservação, dentre outras variáveis.

Como fazer uma consulta na tabela FIPE?

Fazer uma consulta à tabela FIPE é muito fácil e intuitivo. Mas antes disso, vale lembrar que é possível obter informações dos preços de carros a partir do ano de 1985. Já de utilitários e caminhões, a partir de 1981 (sendo que os preços de caminhões são apenas do chassi). Por fim, as motos podem ser consultadas para modelos a partir de 1990.

Assim, pode-se fazer a consulta via aplicativo de celular ou por meio de computador, acessando o site da Tabela FIPE. Você entrará direto na página de consulta de preços, onde existem algumas explicações e um vídeo animado de 5 minutos que explica o funcionamento da tabela.

Logo abaixo existem os campos para inserir as informações. É por meio desses dados que você conseguirá buscar o preço do veículo que procura entre 3 opções: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos, conforme mostrado abaixo.

Fonte: Tabela FIPE

Clicando em qualquer um, aparecerá o campo de consulta indicando o mês atual em que você está fazendo a pesquisa. Além disso, serão mostrados os campos de marca do veículo, modelo e ano de fabricação. Veja abaixo.

Fonte: Tabela FIPE

Para uma pesquisa indicando o fabricante VolksWagen, o veículo Gol 1.0 Flex 12V 5p, fabricado em 2023 e movido a gasolina, o resultado foi o demonstrado abaixo após clicar no botão “PESQUISAR”.

Fonte: Tabela FIPE

Saber o que é tabela FIPE é muito importante para quem está em um processo de negociação de um veículo. Para quem vende, é uma boa referência de que não terá o valor de seu veículo depreciado demais. Já para quem compra, é uma boa garantia de quem não pagará um preço absurdo em relação à média de mercado.

(Com Ronaldo Araújo)