Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Talvez você tenha um grande pagamento para receber e nem sabe; consulte agora com o CPF

Descubra se você tem algum pagamento para receber e não está sabendo. Aprenda a fazer a consulta gratuita através do CPF!

Brasileiros podem ter importante pagamento para receber e não sabem disso. Desde março deste ano o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) está ativo e disponível para consultas e resgate de dinheiro de quem esqueceu em bancos e outras instituições financeiras.

De acordo com os dados do BC, até agosto deste ano, o sistema contabilizava mais de R$ 7,4 bilhões para resgate, sendo que cerca de 40 milhões de pessoas e empresas teriam direito a uma parte desses valores.

Os cidadãos que quiserem saber se têm um pagamento para receber dos bancos, podem fazer uma consulta gratuita através do site do SVR. O sistema vai informar se a pessoa esqueceu algum dinheiro, a quantidade e a empresa que está com ele. Além disso, será possível pedir o resgate desse montante.

Como saber se tenho pagamento para receber?

As consultas devem ser feitas exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br que está hospedado dentro do portal do Banco Central. Depois de entrar na página é só clicar em “Consulte Valores para Receber”. Será, então, preciso informar alguns dados, como o número do CPF e a data de nascimento.

Em seguida, o sistema vai mostrar se há ou não um pagamento disponível. Caso tenha algum valor, basta seguir o passo a passo para resgatar o dinheiro. Para isso, o indivíduo vai precisar de uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro para confirmar a sua identidade.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Como a pessoa vai acessar o dinheiro?

Se tiver algum pagamento para receber, a pessoa deverá informar uma chave Pix. Dessa forma, a própria instituição financeira fará uma transferência para a conta em até 12 dias úteis.

Veja também:

Empresa em crise perde milhões de clientes após fraude; saiba mais

Quem não possui uma chave Pix deverá entrar em contato diretamente com a instituição financeira para receber a quantia. Nessa situação, o montante pode demorar mais do que 12 dias úteis para cair na conta.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com