Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Taxa de juros dispara nos Estados Unidos e deixa o mundo em alerta

Quem acompanha o mercado internacional já deve ter notado que muito se fala sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. Entenda!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os Estados Unidos, considerado por muitos a maior economia do mundo, passa por um período conturbado. O principal motivo seriam as altas na taxa de juros promovidas pela Federal Reserve, o Fed (Banco Central Americano), como forma de segurar a inflação, que é a maior do país nos últimos 40 anos.

Por conta dos Estados Unidos ser uma potência global, a mudança na taxa de juros impacta nos valores da bolsa americana, nas criptomoedas e respinga até mesmo na B3, a bolsa de valores brasileira. Essa é também a principal forma do país conter a inflação que, em maio, registrou alta de 8,6% no acumulado dos últimos 12 meses.

Alta dos juros e inflação nos Estados Unidos.

A alta inflacionária nos Estados Unidos pode até não surpreender diante dos 11,73% de inflação acumulada no Brasil. Porém, historicamente, o país tem uma inflação estável e uma baixa taxa de juros, que se manteve quase a 0% no período da pandemia, como forma de incentivar o consumo.

Mas, de acordo com especialistas, esse foi o começo de uma crise econômica no país. Os impactos gerados pela Covid-19 afetaram o fornecimento de suprimentos, interrompendo as cadeias de produção, impossibilitando atender a demanda gerada nos Estados Unidos, causando falta de abastecimento e aumento nos preços. Esse cenário também piorou com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Como a alta dos juros americano impacta o Brasil?

Quando o Fed sobe os juros, oferece uma rentabilidade maior para o Tesouro dos EUA. Com isso, os investidores fogem dos investimentos de risco e vão para o Tesouro do país, o que reduz os investidores em países emergentes, como o Brasil. 

Esse movimento ajuda a fortalecer o dólar e impacta na inflação brasileira. Quando a moeda americana se valoriza, produtos que dependem de insumos importados ficam mais caros. 

Além disso, as indústrias e produtores vão aproveitar para exportar mais e ganhar com a alta do dólar. Isso causa uma escassez desses produtos que estão sendo exportados no mercado nacional. E o resultado é o aumento de preços, assim como o reajuste na nossa taxa de juros, a Selic.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pixels Hunter / Shutterstock.com