Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tecnologia ajuda empresas a evitar levar calote de clientes

Ferramentas como consulta no Serasa e robô de cobranças podem auxiliar na gestão financeira de micro e pequenos empreendedores.

0

A pandemia de Covid-19 sem dúvida afetou o bolso de grande parte dos brasileiros e fez com que a inadimplência alcançasse uma das maiores taxas da história do país em 2020. A média de famílias com dívidas ou contas em atraso ficou em 25,4% no ano, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em 2021, o fim do auxílio emergencial e outros benefícios devem refletir em uma alta ainda maior.

É provável que você também goste:

Cliente do C6 Bank já pode ter contas PF e PJ no mesmo aplicativo

Microcrédito do Santander garante limite de até R$ 21 mil para MEI

Ganhe até R$ 600 em cashback com cartões Trigg indicando para os amigos

Os dados são preocupantes para os empreendedores, que precisam de um bom fluxo de caixa para conseguir inovar e crescer. “A inadimplência é uma principais causas de quebras de empresas, ainda mais nos pequenos negócios, que muitas vezes precisam dos pagamentos em dia para darem conta dos gastos do empreendimento”, comenta Eduardo Kruger, diretor de produto do Asaas, fintech que oferece uma plataforma completa para gestão de pagamentos, cobranças e antecipação de recebíveis focada em micro e pequenas empresas.

Asaas tem solução para evitar calote

Para facilitar a gestão financeira desses empreendedores, o Asaas está lançando uma nova funcionalidade de consulta no Serasa. A ideia é ajudar os negócios a verificarem a saúde financeira dos seus clientes antes de realizarem uma venda. A consulta pode ser feita por CPF ou CNPJ e gera um relatório com informações como o Score financeiro, dívidas no varejo, pendências bancárias e registro de protestos estaduais em nome do pesquisado.

Essa é uma ótima maneira de descobrir se o cliente é um bom pagador e reduzir drasticamente as chances de calote e de impactos negativos nos lucros e receitas do empreendimento, já que será possível tomar as decisões sobre as vendas baseadas em dados confiáveis, retirados diretamente do Serasa”

Gabriela de Paula, product manager no Asaas.

Automação de cobranças para gestão financeira

A consulta no Serasa complementa outros recursos do Asaas para a automação de cobranças. A empresa já oferece a possibilidade de negativação de devedores pelo Serasa e um serviço de robô de cobranças. O sistema, que emite notificações para lembrar prazos e faz ligações de voz quando o pagamento de um boleto não é efetuado, ajuda a reduzir em 50% o número de calotes.

Estamos construindo uma solução no conceito de Assistente do Empreendedor. Além das soluções de cobranças, oferecemos na mesma plataforma serviços financeiros tradicionalmente consumidos em um banco, um software de gestão financeira e uma ferramenta de comunicação, facilitando a gestão eficiente das empresas.”

Eduardo Kruger, diretor de produto do Asaas.

Por fim, o Asaas fechou 2020 com 56 mil clientes ativos e R$ 2,4 bilhões transacionados pela plataforma.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: djile / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...