Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Telegram tem bloqueio decretado no Brasil pela Justiça

Justiça decreta o bloqueio de um dos aplicativos de mensagem mais usados no Brasil, o Telegram. Entenda o que aconteceu.

VictóriaPor Victória3 min de leitura
Imagem de um celular com o app do Telegram aberto

O Telegram é um aplicativo de mensagens bastante usado no Brasil e, recentemente, tem sido motivo de grande polêmicas. Mesmo após determinação, o aplicativo não entregou à Polícia Federal (PF) todas as informações solicitadas a respeito de grupos neonazistas que estariam usando a plataforma. 

Dessa forma, a Justiça determinou que as operadoras de telefonia, bem como as lojas de aplicativo, retirem o aplicativo do ar imediatamente. De acordo com a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, o ofício sairá ainda hoje (26).

Assim, as operadoras como Claro, Vivo, Tim e Oi e as lojas de aplicativos Play Store e App Store deverão suspender o Telegram. 

O que aconteceu com o Telegram? 

É importante destacar que o Telegram entregou parte dos dados solicitados na última sexta-feira (21). Contudo, a PF quer os contatos e informações dos integrantes e administradores de um grupo que compartilha conteúdo nazista. A plataforma, porém, não forneceu os telefones. 

Esses grupos extremistas estão sendo investigados em casos recentes de violências nas escolas. A apuração envolvendo o Telegram começou depois dos ataques a escolas que ocorreram em Aracruz (ES) no ano passado.

Além disso, no começo deste mês, Flávio Dino disse que a PF descobriu uma conexão entre grupos neonazistas e adolescentes com influência para violência em colégios. Ainda segundo o ministro da Justiça, essas investigações localizaram grupos em São Paulo e Goiás.

Eles estariam recrutando adolescentes no Maranhão – todos com conteúdo nazista. Como o Telegram não concedeu os números de telefone exigidos, a Justiça determinou a suspensão da plataforma.

Outra medida foi aumentar o valor da multa, que subiu de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer essas informações. 

Como anda a investigação?

A polícia fez diversas operações e em uma delas encontrou um adolescentre em Monte Mor, interior de São Paulo. Ele foi rastreado por meio de mensagens e através da denúncia de alunos do Maranhão. 

Ao encontrá-lo, a PF apreendeu vários objetos nazistas e uma réplica de arma de fogo. O adolescente de São Paulo não foi o único, visto que outro jovem foi encontrado no Piauí, rastreado por grupos em redes sociais. Ele foi apreendido com objetos nazistas e uma faca. 

Comentários nas redes sociais

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A recusa do Telegram em entregar gerou diversos comentários nas redes sociais. Confira: 

Imagem: Primakov / Shutterstock.com

Victória

Autor

Victória

Graduanda em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de São Paulo, redatora apaixonada por escrita e comunicação.

Topicos relacionados