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Telemarketing pode ligar sem o prefixo 0303? Saiba o que fazer

Milhares de consumidores brasileiros ainda recebem ligações de telemarketing sem o prefixo 0303. Entenda se empresas podem ser penalizadas!

Desde 2022, as empresas de telemarketing devem usar o prefixo 0303 para identificar ligações para oferta de produtos ou serviços. No entanto, apesar da obrigatoriedade da norma, muitos consumidores ainda recebem ligações indesejadas que acabam causando incômodo no dia a dia.

Apenas no ano passado, para se ter ideia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recebeu mais de 21 mil queixas de ligações de telemarketing sem identificação. Se você ainda recebe esse tipo de chamada, saiba a seguir o que é possível fazer para evitar o inconveniente.

O que fazer ao receber uma ligação de telemarketing sem o prefixo 0303?

Mulher brava segurando um telefone
Imagem: ESB Professional / shutterstock.com

Caso você receba uma ligação de telemarketing ativo, isto é, exclusiva para oferecer produtos e serviços, sem o prefixo 0303, é possível realizar uma denúncia formal que pode resultar em multa para a empresa, de acordo com a Anatel. Confira abaixo as medidas indicadas pela agência:

  • Anote o número de telefone;
  • Verifique a qual empresa o número está vinculado (pesquise nos sites Qual empresa me ligou? e Consulta Número);
  • Faça capturas de tela da pesquisa nos sites e das chamadas sem o prefixo 0303 recebidas no celular;
  • Se possível, grave as chamadas indevidas;
  • Com as informações reunidas, entre em contato com sua operadora de telefonia e registre uma reclamação formal.

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Caso a operadora não tome nenhuma providência em até cinco dias, o próximo passo é enviar a reclamação diretamente à Anatel. Para isso, utilize o app Anatel Consumidor (para Android ou iOS), o site (clique aqui) ou o telefone 1331.

Afinal, o que muda após a reclamação?

Após a reclamação, a Anatel deve penalizar a empresa denunciada com o bloqueio do número. Além disso, a agência pode decidir pela aplicação de uma multa cujo valor varia de acordo com análise da própria Anatel sobre o porte da empresa em questão.

Vale destacar que o uso do prefixo 0303 é obrigatório apenas para ligações de telemarketing ativo. Isso significa que chamadas para cobrança, pedido de doação, pesquisa e relacionamento com o cliente ainda podem utilizar outros números.

Imagem: fizkes / shutterstock.com