Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tem como fazer um financiamento sem entrada? Entenda

Entenda as possibilidades e condições para fazer um financiamento sem entrada e como isso pode afetar suas parcelas.

Para conseguir um financiamento sem entrada, é necessário ter um bom histórico de pagamento, um score de crédito adequado e comprovação de renda. É importante destacar que essa modalidade de crédito pode resultar em parcelas mais altas.

Para solicitar, é preciso seguir alguns passos, como escolher a instituição financeira, simular as condições, reunir a documentação necessária e formalizar a solicitação. Vale ressaltar que cada instituição financeira pode ter suas próprias políticas e requisitos para conceder esse tipo de financiamento.

É possível fazer um financiamento sem entrada?

Na imagem, comprador e cliente assinando documento de financiamento. Na mesa há um carro em miniatura e uma chave de automóvel
Imagem: Opat Suvi / shutterstock.com

Sim, é possível solicitar um financiamento sem entrada, no entanto, essa não é uma prática comum, pois muitas instituições financeiras geralmente requerem um pagamento inicial entre 15% e 20% do valor total do bem. Contudo, algumas instituições têm oferecido financiamentos de 100% do valor do bem desejado, facilitando assim a aquisição do mesmo de maneira mais rápida.

Qualquer pessoa pode solicitar um financiamento sem entrada, desde que atenda aos critérios da instituição financeira. É importante destacar que as instituições encaram o financiamento sem entrada como um risco maior, por isso, a análise de crédito e histórico de pagamento são importantes nesse processo.

Quais as vantagens e desvantagens do financiamento sem entrada?

Como qualquer operação financeira, o financiamento sem entrada possui vantagens e desvantagens. A principal vantagem é a possibilidade de adquirir um bem de maneira mais rápida. No entanto, a taxa de juros e o valor final da dívida podem ser mais altos, devido à maior exposição ao risco por parte da instituição financeira.

Veja também:

Foi demitida e descobriu que estava grávida? Entenda seus direitos

Além disso, as parcelas tendem a ser mais caras, pois o valor total do bem é financiado. Existem outras modalidades de crédito que não exigem o pagamento de uma entrada, como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o consórcio. Ambos são ótimas opções para quem deseja adquirir um bem sem ter que desembolsar um valor inicial.

Imagem: SaiArLawKa2 / shutterstock.com