Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tempo médio para concessão de benefícios do INSS está mais rápido

A concessão de benefícios do INSS teve melhoria no atendimento, pois o período de espera é o menor desde janeiro deste ano. Veja mais!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terminou o mês de novembro com um período médio de espera de 55 dias para a aprovação de benefícios. O que é uma importante melhoria no atendimento, pois este período de espera médio é o menor desde janeiro deste ano.

Assim, em comparação a novembro de 2022, houve uma grande melhora. Pois naquele mês, o tempo médio de espera para a concessão de benefícios era de 79 dias. Dessa forma, houve uma redução de 30% no prazo médio de espera. 

Prazo para concessão de benefícios do INSS ainda não é o ideal

No entanto, apesar da melhoria significativa, esse tempo médio de espera ainda supera o prazo previsto pela lei previdenciária, que estabelece um limite de 45 dias. Contudo, segundo o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, 2023 chegará ao fim com um prazo médio de concessão de benefícios de 45 dias. 

Contudo, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) considera essa meta como uma utopia. Todavia, ainda assim, para 2024, Lupi estabeleceu uma meta ainda mais audaciosa: reduzir o tempo médio de concessão para 30 dias.

Liberar benefícios INSS
Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com

Melhora no atendimento

Neste ano, o INSS deu início a uma série de ações para a melhoria do atendimento ao público. Assim, entre essas ações está a simplificação do processo de solicitação de auxílio-doença pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). 

Assim, com a introdução do novo sistema, o Atestmed, o INSS possibilitou a substituição da consulta presencial pela análise documental. Além disso, o INSS tem organizado mutirões de atendimento para avaliações sociais e perícias médicas, com o objetivo de reduzir a fila de solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.

Veja também:

Caixa deposita mais de R$ 1.000 hoje (13) para os brasileiros; veja se vai receber

Dessa forma, durante o período de agosto a novembro de 2023, houve a concessão de 16.946 benefícios por incapacidade à distância através da ferramenta Atestmed, segundo o INSS.

Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com