Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ter o nome sujo prejudica minha aposentadoria? Confira e entenda

O nome sujo implica em algumas restrições, mas será que o INSS avalia isso na hora da solicitação do benefício? Descubra a seguir!

Se o seu nome estiver na lista de pessoas inadimplentes dos órgãos de proteção de crédito, como, por exemplo, a Serasa e o SPC, certamente você enfrentará algumas limitações na área financeira. No entanto, isso não acontece no caso de solicitações ou benefícios previdenciários já concedidos. 

Isso porque a avaliação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) considera o cumprimento das regras da solicitação realizada. Portanto, o nome sujo não prejudica a sua aposentadoria. Confira detalhes a seguir!

INSS pode negar a solicitação por diferentes motivos relacionados à documentação

O INSS pode negar um pedido de aposentadoria por várias razões, mas nenhuma delas é sobre estar com o nome sujo. Cada benefício possui suas exigências, e o instituto o negará se elas não forem cumpridas. 

Papel com a palavra "aposentadoria" colocado em cima de uma carteira de trabalho, uma calculadora e uma nota de cem reais.

Para receber o Benefício por Prestação Continuada (BPC), por exemplo, o idoso ou pessoa com deficiência precisa ter um registro no Cadastro Único (CadÚnico) e renda per capita de até ¼ salário mínimo. Já na aposentadoria especial, é preciso provar a atividade de risco que expôs o solicitante aos agentes físicos, químicos ou biológicos.

No mesmo sentido, na aposentadoria rural, é exigida a comprovação da atividade no campo, enquanto na pensão por morte, o INSS exige que o solicitante prove que era dependente da pessoa falecida. Portanto, a falta dessas comprovações podem fazer o pedido ser negado.

Veja também:

Não perca mais a data de vencimento do boleto do Santander com esta dica

Nome sujo prejudica a vida das pessoas 

Estar com o nome sujo não prejudica a aposentadoria, mas acarreta várias consequências significativas. Isso inclui, por exemplo, dificuldades para obter crédito e aumentos nos juros de serviços, como empréstimos e financiamentos.

Além disso, o score de crédito fica baixo, geralmente nos níveis ‘péssimo’ ou ‘ruim’, dependendo da situação. Também pode haver desafios no mercado de trabalho, problemas para alugar imóveis, restrições em compras parceladas e impacto emocional.”

Portanto, o ideal é tentar negociar a dívida assim que possível. Para isso, há portais como o SerasaLimpa Nome Serasa, que apresentam ofertas aos endividados em parceria com diversas empresas. Além disso, o Desenrola é um programa do governo que auxilia inadimplentes a se livrarem dos débitos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com