Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível ter CNH cassada tomando apenas UMA multa; saiba como evitar

Existem várias formas de ter a CNH cassada através de uma única multa. Saiba mais informações sobre elas por aqui!

Uma das preocupações dos motoristas brasileiros é a possibilidade de ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada por multa. Logo, isso acontece por vários motivos através das regras presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por exemplo.

Porém, há casos em que uma única multa pode ser a responsável pela cassação da CNH do motorista. Saiba quais são elas e, portanto, como evitá-las na sequência.

CNH cassada por uma única multa

foto de uma carteira nacional de habilitação (CNH)
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O CTB classifica as punições aos motoristas como, leves, médias, graves e gravíssimas. Assim, caso o motorista tome uma multa autossuspensiva, é possível que ele tenha a sua carteira cassada. Confira abaixo quais são elas:

  • Dirigir sob influência de álcool;
  • Recusar o teste do bafômetro;
  • Dirigir ameaçando os pedestres ou demais veículos;
  • Disputar corrida em via pública;
  • Promover rachas;
  • Deixar de prestar socorro a vítimas quando se envolverem acidente;
  • Transitar com velocidade superior a 50% da máxima permitida;
  • Interromper a circulação da via sem autorização utilizando o próprio veículo;
  • Organizar interrupção de via sem autorização.

Logo, os condutores que cometerem apenas uma dessas infrações poderão ter as suas CNHs cassadas, de acordo com as regras definidas para cada uma delas.

Qual é o tempo de suspensão, afinal?

Como mencionado, isso depende de qual das multas autossuspensivas acima foi a responsável por essa punição. Logo, os valores variam de R$ 293,47 a R$ 17.608,20 e o tempo que a CNH fica cassada varia de 2 meses a 1 ano.

Veja também: Clientes Mastercard podem ganhar 1 par de tênis DE GRAÇA: veja como aproveitar

O site do Detran-SP, por exemplo, indica quais são as punições e o número dos artigos no CTB. Assim, basta que os condutores interessados vejam cada uma delas para saber mais detalhadamente sobre as punições para cada uma.

Contudo, aqueles motoristas que tiveram a CNH cassada, podem recorrer da ação apresentando uma defesa prévia. Isso consiste na manifestação escrita em que o condutor em questão contesta essa penalidade.

Imagem: rafapress / shutterstock.com