Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TIM corta internet de clientes por motivo inusitado e gera grande revolta

A operadora TIM está cortando o serviços de internet de seus clientes e isso está gerando revolta entre eles. Entenda!

Muitos clientes da TIM tiveram seus sinais de internet cortados. Isso porque, de acordo com a operadora, os usuários ultrapassaram o limite de uso do serviço de banda larga TIM Ultrafibra. Assim, a empresa enviou um aviso a essas pessoas quanto a esse assunto.

Ainda, a TIM menciona que o limite de uso é de 2 TB de dados ou de 500 conexões simultâneas. Apesar do contrato do plano prever esse limite, a Anatel proíbe a prática. Leia mais sobre esse assunto na sequência.

TIM corta sinal de internet por excesso de uso

Imagem das mãos de uma pessoa segurando celular que mostra logo da operadora de telefonia Tim
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

O plano de internet banda larda TIM Ultrafibra, com conexão de de 2 Gigabits por segundo (Gb/s), custa R$ 244 por mês. Para contratar o serviço, é preciso concordar com condições como fidelidade de 12 meses e débito em conta corrente.

A indicação de cortes no sinal de internet se deu através de uma notificação extrajudicial aos clientes da TIM. O leitor do portal Technoblog enviou um trecho da nota da operadora. Assim, um dos trechos diz que “A TIM apurou que o equipamento instalado na sua unidade atinge o volume de tráfego de terabytes.”

Ainda, a notificação destaca em outro trecho que cancelará o serviço do cliente dentro de um prazo de 5 dias e ainda salienta que isso há o estabelecimento dessa regra no contrato assinado pelo usuário ao contratar o plano.

Anatel não autoriza corte de sinal

Mesmo que previsto em contrato, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não autoriza que as operadoras cortem o sinal de internet de seus usuários. Logo, a adoção dessa medida aconteceu em 2016 através da Superintendência de Relações com os Consumidores (SRC) do órgão.

Veja também:

Entregadores de aplicativo devem fazer greve na próxima semana

Ademais, o Despacho nº 1/2016/SEI/SRC ainda considera as operadoras devem se abster de outras práticas, como a redução de velocidade, e a cobrança de tráfego excedente após a franquia contratada se esgotar.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com