Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Titulares do INSS se SURPREENDEM com AUMENTO; confira

Confira como os aposentados e pensionistas do INSS estão conseguindo aumento em seus benefícios e quem tem direito ao reajuste!

Nos últimos tempos, a “Revisão da Vida Toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sido assunto constante entre os beneficiários do órgão, já que a revisão pode trazer impactos positivos e também negativos na vida financeira dos aposentados brasileiros.

Por meio da Revisão da Vida Toda, poderão ser incluídos na base de cálculo do benefício do INSS, os salários e contribuições anteriores à implantação do Plano Real, em julho de 1994, o que poderá aumentar a renda dos beneficiários. Veja mais detalhes!

Quem tem direito ao aumento do INSS

Embora todos os aposentados e pensionistas possam solicitar a revisão, ela tende a ser mais vantajosa para aqueles que tinham salários mais elevados antes do Plano Real. Dessa forma, se os vencimentos eram baixos na época, o efeito da revisão pode ser inverso, resultando numa redução do valor da parcela da aposentadoria. 

Assim, a situação pode complicar ainda mais a saúde financeira desses aposentados, considerando o cenário econômico atual. Por isso, antes de fazer a solicitação, é altamente recomendável buscar orientação com um contador ou um especialista em direito previdenciário.

Na imagem, uma mão segurando várias notas de cem reais.
Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com

Como solicitar a revisão

Portanto, esses profissionais poderão ajudar a fazer os cálculos relativos aos valores recebidos antes da criação do Plano Real. E, assim, verificar se, de fato, a revisão será positiva. Pois, uma avaliação cuidadosa pode evitar desagradáveis surpresas resultantes de uma eventual diminuição do benefício.

Veja também:

Em DEZEMBRO: pagamentos em DOBRO do Bolsa Família e Auxílio Gás JUNTOS

Além disso, é importante que os beneficiários do INSS fiquem atentos ao calendário de pagamentos, especialmente no fim do ano. Sendo que, em dezembro, os pagamentos para quem ganha até um salário mínimo começam no dia 21 e vão até o dia 8 de janeiro. Já para aqueles que recebem mais de um salário mínimo, os pagamentos começam no dia 2 de janeiro.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com