Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores com Síndrome de Burnout: o que as leis trabalhistas asseguram nesse caso?

A Síndrome de Burnout é agora reconhecida como condição de trabalho pelo Ministério da Saúde no Brasil. Saiba mais sobre o assunto!

Você sabia que, recentemente, a Síndrome de Burnout entrou para a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) do Ministério da Saúde?

A síndrome, comumente associada ao esgotamento profissional, passa a ser oficialmente reconhecida como uma condição potencialmente causada pelas exigentes responsabilidades do ambiente de trabalho. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o assunto e fique por dentro dos seus direitos trabalhistas.

Garantia de estabilidade no emprego para trabalhadores diagnosticados com Síndrome de Burnout

Homem aparentemente exausto. Com uma das mãos cobrindo a região dos olhos, em frente ao computador
Imagem: pvproductions / Freepik

De acordo com as novas regulamentações, trabalhadores diagnosticados com burnout, ansiedade, depressão ou que tentaram o suicídio devido a sua posição de trabalho, agora têm direito a 12 meses de estabilidade de emprego após o desligamento médico.

A saber, este benefício busca criar um espaço de trabalho mais seguro e cuidar da saúde mental de todos os funcionários.

Novas medidas ampliam direitos dos trabalhadores

A inclusão da Síndrome de Burnout na LDRT é um marco significativo que expande os direitos dos trabalhadores e dos assegurados. Algumas pessoas que sofreram um período de afastamento devido à síndrome muitas vezes temiam perder seus empregos ou sofrer discriminação ao voltar ao trabalho. Com a nova lei, eles estão legalmente protegidos.

Especialistas em saúde mental e em advocacia dos direitos dos trabalhadores veem essa medida como um passo na direção certa. Eles argumentam que o bem-estar dos trabalhadores deve vir em primeiro lugar, e que essa lei só reforça a importância de reconhecer e tratar problemas de saúde mental no trabalho.

Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concedeu-se em 2023 um total de 288.041 benefícios por incapacidade para trabalhadores diagnosticados com transtornos de saúde mental no Brasil.

Sobre a Síndrome de Burnout

O burnout é um distúrbio decorrente do estresse crônico no ambiente de trabalho. Ele caracteriza-se por exaustão física e mental, sentimento de distanciamento emocional dos colegas de trabalho e uma diminuição na realização profissional.

Trata-se de uma condição que afeta principalmente profissionais que têm um trabalho emocionalmente desgastante, como médicos, professores e policiais. É crucial reconhecer os primeiros sinais de burnout e buscar ajuda profissional, como a de psicólogos ou psiquiatras.

Veja também:

Como a rescisão de contrato de trabalho funciona e como calcular?

Assim, é possível gerenciar o estresse e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento. Além disso, o apoio de empregadores é fundamental para prevenção, através da promoção de um ambiente de trabalho saudável e de políticas que reduzam o estresse no trabalho.

Imagem: pvproductions / Freepik