Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalho remoto pode ser excluído do INSS; entenda

O trabalho remoto é uma das maiores tendências profissionais atuais, mas pode passar por grandes mudanças no INSS, confira mais detalhes

O trabalho remoto é tido por muitos como o futuro das profissões. Se popularizando mundialmente, principalmente após a pandemia de Covid-19, essa modalidade de trabalho ganhou muitos adeptos. No entanto, o modelo pode estar prestes a passar por uma série de mudanças na forma como é visto pelo INSS.

Durante a pandemia, os trabalhadores do INSS passaram a ter a possibilidade de atuar também de forma remota para exercer suas atividades. Mas, com o fim da pandemia, o INSS se prepara para extinguir o modelo e voltar com atividades 100% presenciais. Entenda melhor a proposta de alteração na matéria a seguir!

Volta do trabalho presencial no INSS em 2024?

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, está previsto um retorno completo ao atendimento presencial do INSS até o ano de 2024. O objetivo é que todos os funcionários estejam desempenhando suas funções de forma presencial nas agências.

Além disso, a retomada do atendimento é uma resposta às necessidades dos beneficiários que, muitas vezes, requerem um suporte direto. Essa determinação surge a partir de diversas ponderações sobre os serviços prestados pelo INSS, que demandam, em sua maioria, uma maior proximidade com o possível beneficiário durante o atendimento.

Fachada do prédio da Previdência Social que possui filas do INSS
Imagem:  rafastockbr / Shutterstock.com

Reduzir a fila do INSS também é uma das prioridades

A partir disso, o ministro estabeleceu mais um objetivo ambicioso: diminuir o prazo de espera para a concessão dos benefícios previdenciários do INSS para 45 dias até o final deste ano. Essa meta é particularmente importante em áreas onde as filas de agendamento podem se estender por mais de 200 dias.

Veja também:

Afinal, quais são as vantagens de se tornar MEI?

Nesse sentido, essas ações estão sendo introduzidas com o propósito de aprimorar a satisfação dos beneficiários e garantir que suas demandas sejam efetivamente atendidas. Por fim, o compromisso de reduzir os prazos de espera reflete uma busca pela eficiência e pelo respeito aos direitos dos cidadãos que contam com o suporte do INSS.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com