Um novo golpe do WhatsApp está viralizando rapidamente, tanto que até eu recebi no meu aplicativo. Segundo a mensagem, muitas vezes compartilhada em grupos, como foi no meu caso, a Tramontina estaria sorteando 3000 jogos de panelas em comemoração ao seu aniversário de 110 anos. Mas abra seu olho, pois e esse anúncio é falso, e provavelmente visa o roubo de dados.

Banco Inter: saiba como ser um testador Beta do Super App

O que achei mais estranho é que, ao acessar a mensagem da Tramontina, você responde a algumas perguntas (até aí, tudo bem). Mas no final das perguntas, o site promete um sapato grátis. Oi? Como assim? Na verdade o próprio site deve ter confundido com outra “promoção” fake, que é das sandálias Melissa (essa eu ainda não recebi). Vamos falar mais além do golpe da Melissa.

Como funciona o golpe do WhatsApp das panelas Tramontina?

Você recebe um link no WhatsApp falando da promoção, e claro, acaba clicando, pois quem não quer ganhar um jogo de panelas da Tramontina?

Pois bem, após clicar no link, uma nova página da web é aberta, e você tem que responder três perguntas. Você responde as perguntas sobre a marca Tramontina (isso provavelmente é apenas para deixar a falsa promoção com cara de verdadeira).

golpe do whatsapp panela tramontina

Ao finalizar as perguntas, a página diz que “Você foi qualificado para obter
JOGOS DE PANELA TRAMONTINA grátis!” e explica como proceder:

  1. Compartilhe com 20 de seus amigos / grupos via WHATSAPP / VIBER (clique no ícone “WhatsApp” abaixo).
  2. Clique em “OBTER PANELA” e digite os detalhes do seu endereço.
  3. Você receberá seus sapatos no prazo de 3 dias”

Golpe do WhatsApp usa a marca de calçados Melissa

E aí é que você não entende o porque de “sapatos”, se o prometido eram jogos de panelas, correto? A verdade é que são duas promoções fake ocorrendo ao mesmo tempo, e não entendemos porque os textos se misturam. Mas enfim, saiba que são promoções fake.

Um dos golpes envolve a famosa marca de calçados femininos Melissa, e o outro golpe do WhatsApp (que foi o que eu recebi) usa o nome da Tramontina. Na primeira promoção falsa, é prometido 1,5 mil pares de sapatos grátis, e alega que já são mais de 60 mil acessos e compartilhamentos.

Já a falsa promoção da Tramontina oferece 3 mil jogos de panelas a serem sorteados, e segundo o diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe Emilio Simoni disse ao Techtudo, já foram mais de 11 mil cliques na página.

Análise da página que “dá” os prêmios Tramontina e Melissa

O golpe do WhatsApp acontece através da página “seuconvite.site”. Ao analisar esta página no Whois, podemos ver que o domínio foi registrado há apenas 3 dias, e que pertence ao registrante “ReceitasFit”.

golpe no whatsapp site

Ainda conseguimos ver que o registrante do domínio é de São Paulo.

whois

Não há maiores informações sobre o domínio.

Site https é ilusão de segurança

Como você pode reparar, este golpe do WhatsApp utiliza o domínio seuconvite.site. Embora o domínio esteja em https://, que é mais seguro que o http://, pois isso significa que o site recebeu um certificado, e que um par de senhas criptografadas foram geradas.

Mas isso não quer dizer que o site seja seguro, embora o último “S” signifique “Seguro”. A verdade é que o https significa apenas que terceiros não podem espionar os dados inseridos no site, mas o próprio site pode acessar suas informações. Como estamos falando de um site de origem duvidosa, o s do https não nos ajuda muito.

E o pior é que os golpes se aproveitam disso, pois engana ainda mais o usuário. Segundo a Phishlabs, 25% dos golpes são executados por sites https, o que há dois anos era menos de 1%. E o pior é que mais de 80% dos usuários acreditam que a presença do cadeadinho garante a segurança do site, e assim acabam fornecendo seus dados com maior facilidade.

Quais dados são roubados?

É possível que sejam roubados alguns dados ao compartilhar a mensagem, como o seu número de telefone e de seus contatos, além dos seus dados de endereço. Ademais, não há muito o que os criadores deste golpe possam fazer. Mas o certo é que é sim mais um golpe do WhatsApp, pois nem a promoção da Melissa nem a da Tramontina são verdadeiras. A
mensagem é similar a outros golpes que estão ocorrendo volta e meia no WhatsApp.

Como se proteger de golpes no WhatsApp?

Se você quer se prevenir deste tipo de golpe, a minha primeira dica é para prestar muita atenção no domínio, que é o endereço do site. Se a promoção da Tramontina fosse real, provavelmente usaria o próprio domínio da empresa, que é o https://www.tramontina.com.br.

Não clique de jeito nenhum em sites suspeitos, ou em promoções muito vantajosas, especialmente quando enviadas pelo WhatsApp. Outra coisa importante é não compartilhar suas informações pessoais sem ter certeza que o site é de confiança.

Em caso de dúvida, entre em contato com o amigo ou familiar que lhe enviou a promoção, e pergunte se ele realmente mandou, de quem recebeu e se tem certeza que não se trata de um golpe do WhatsApp.

Outra medida muito impontante é você utilizar um antivirus bom em seu smartphone, pois muitas ferramentas de qualidade podem detectar sites falsos e lhe avisar antes que você insira lá os seus dados.

Outra maneira de se manter informado é acompanhar os sites que alertam os usuários sobre os golpes do WhatsApp, como o Seu Crédito Digital.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.