Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferências inteligentes já estão disponíveis em bancos

Saiba mais sobre as transferências inteligentes oferecidas pelos bancos e como essa inovação está transformando as transações financeiras!

O novo cenário de transferências facilitadas pelo Open Finance tem transformado a maneira como os brasileiros gerenciam suas finanças. Trata-se, portanto, das transferências inteligentes, que já entraram em funcionamento com o apoio de diversas instituições financeiras.

Dessa forma, descubra o que são e como funcionam essas operações que prometem mais agilidade e praticidade para os clientes. Continue a leitura para mais informações!

O que são transferências inteligentes?

A imagem mostra uma pessoa utilizando o celular e notebook. Acima do celular há imagens de transferências
Imagem: MK photograp55 / shutterstock.com

Denominadas transferências inteligentes, essas funcionalidades permitem que usuários movimentem fundos entre suas contas em diferentes instituições de forma automática e programável. Implantadas através da publicação das APIs de Pagamentos Automáticos, as transferências inteligentes oferecem uma gestão de recursos inédita, promovendo eficiência e autonomia para os clientes.

Até a presente data, nove bancos já disponibilizaram a funcionalidade de transferências inteligentes, conforme anunciado pelo Comitê Gestor do Open Finance. São eles:

  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Indigo Investimentos DTVM;
  • Accredito – Sociedade de Crédito Direto;
  • Banco Bs2;
  • Banco Fibra;
  • Banco Ribeirão Preto;
  • Banco Voiter;
  • Superlógica Sociedade de Crédito Direto;
  • Cresol Confederação (Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito e Economia Familiar e Solidária).

Ademais, outro exemplo da adoção dessa tecnologia é o Mercado Pago, que já anunciou ter sua estrutura pronta para se integrar ao ecossistema das transferências inteligentes. Segundo Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos da instituição, a funcionalidade permitirá uma visão unificada das contas dos usuários e a automação de transferências para maximizar rendimentos financeiros.

Quais outras funcionalidades estão relacionadas a essa inovação?

Além das já mencionadas transferências inteligentes, o Open Finance também tem facilitado o agendamento de pagamentos recorrentes.

Veja também:

Entenda o limite adicional para Pix e boleto no aplicativo Nubank

Liberado recentemente, esse recurso permite aos usuários agendar pagamentos de valores fixos. Entre eles, portanto, estão exemplo como aluguéis ou mensalidades escolares. Sendo assim, isso promove ainda mais controle e previsibilidade financeira.

Imagem: MK photograp55 / shutterstock.com