Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Truques de como pedir um aumento de salário para seu chefe

Está pensando em pedir um aumento de salário, mas ainda não sabe como? Veja estes truques que podem te ajudar.

Está pensando em pedir um aumento de salário no seu trabalho atual? A tarefa pode parecer intimidante, mas há maneiras estratégicas de abordar a situação. A base para um pedido de aumento é o desempenho consistente e acima do esperado.

Essa afirmação veio por parte da gerente de recrutamento e seleção da RH Nossa, Karina Pelanda, ao portal Terra. Desse modo, ser capaz de apresentar exemplos concretos de sua eficácia no trabalho reforça o pedido de aumento. A autoavaliação objetiva, incluindo uma avaliação minuciosa de suas realizações e desempenho no papel atual, é um passo crítico em todo o processo.

Análise de desempenho justifica aumento salarial?

Mão segurando, em formato de leque, notas de 20, 50, 100 e 200 reais

Karina destaca que é preciso entregar mais do que o esperado no cargo atual para que o aumento se justifique. Nesse sentido, ela explica ser necessário avaliar sua própria performance, incluindo as entregas. 

Dessa forma, o ideal seria pedir aumento de salário apenas quando superar as expectativas do seu respectivo cargo. Ademais, a especialista sugere que um bom momento para abordar o assunto com a chefia pode ser após a conclusão bem-sucedida de um projeto, por exemplo.

Veja também:

Quais são os direitos do funcionário que viaja a trabalho?

Além disso, outro momento ideal pode ser quando os dados demonstram um desempenho superior. No entanto, é crucial evitar pedir um reajuste salarial por simplesmente cumprir as obrigações básicas do trabalho.

Comunicação ideal para pedir um aumento de salário

Um conselho de comunicação quando for pedir um aumento de salário é fazer o pedido de forma direta e objetiva. Sendo assim, você estará, sobretudo, demonstrando profissionalismo. No entanto, se a resposta para o pedido for negativa, Karina recomenda o entendimento.

Nesse caso, é preciso compreender o motivo da recusa e então alinhar as expectativas para estabelecer metas para o futuro. Por fim, caso o ambiente de trabalho não ofereça perspectivas de crescimento, é válido considerar outras oportunidades.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com