Uber nos EUA vai mostrar valor e destino das corridas para motoristas antes de viagem
A Uber está testando um novo algoritmo nos EUA. Agora, o aplicativo mostrará o valor e destino das corridas para os motoristas antes deles aceitarem a viagem. O objetivo desta mudança é incentivar os condutores a pegaram viagens mais curtas.
Inicialmente, o teste será feito em apenas 24 cidades americanas. A expansão do experimento, no entanto, dependerá dos motoristas. Se os resultados forem positivos, então é possível que essa atualização funcione em todos o território dos EUA e seja adotada também em outros países.
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Mudança da Uber busca atrair motoristas
Mostrar o pagamento e o destino antes de ter que aceitar a viagem é uma exigência antiga dos motoristas. A Uber, em contrapartida, argumentava que dar esse tipo de informação ao condutor resultaria em descriminação na hora de escolher o passageiro.
Aceitar esse pedido foi a maneira que a Uber encontrou para atrair novamente os motoristas que saíram do aplicativo em grande número durante a pandemia. Essa atualização-teste é a maior mudança no sistema de pagamento de condutores em anos.
Além de beneficiar os parceiros da Uber, a mudança também busca trazer de volta a competitividade do aplicativo em relação a outros serviços de viagens. Afinal, com o baixo repasse da tarifa, os motoristas estão cada vez mais insatisfeitos com a plataforma.
Por conta disso, nos últimos anos, outros serviços de viagens surgiram para satisfazer essas demandas. Um exemplo é o Bibi Mobi, aplicativo lançado no Brasil que repassa 95% do valor da corrida ao motorista.
O chefe de mobilidade da Uber nos EUA e Canadá, Dennis Cinelli, fez a seguinte declaração:
“O trabalho na economia informal é muito competitivo, não apenas com a Lyft (empresa de viagens), mas com outras plataformas, e achamos que esse recurso realmente aumenta a competitividade de nossa plataforma em relação a outras”.
Cinelli afirma também que essa atualização não afetaria os preços das viagens para o passageiro e que a mudança não tem caráter financeiro.
Em 2020 foi lançado um experimento semelhante na Califórnia, onde o condutor podia saber qual seria o valor da viagem. Com base nesse teste, foi possível ver que não houve descriminação de destinos por parte dos motoristas.
Como resultado, a Uber decidiu lançar esse novo experimento que exibe a tarifa e o destino da viagem. No momento, ainda não há data de lançamento desse recurso para outras regiões.
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Imagem: Lutsenko_Oleksandr / Shutterstock.com