Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

“Uber” público: Transporte será gratuito?

Apelidada de Uber público, a modalidade passará a funcionar a partir de hoje. Veja quais novidades ela traz e como utilizar o serviço.

Começou a funcionar nesta quinta-feira (23), na cidade de São Paulo, o MobizapSP, que já foi apelidado por alguns paulistanos de Uber público. Isso porque o serviço de transporte individual da Prefeitura de São Paulo busca fazer frente aos diferentes apps de corrida que existem na cidade. Ou seja, o transporte não será gratuito, mas possui algumas vantagens em relação aos concorrentes.

O lançamento do MobizapSP acontecerá às 12 horas, em uma corrida teste que sairá da Alameda Santos, no bairro Jardim Paulista, e irá percorrer a cidade até a sede do poder municipal, nas proximidades do Viaduto Jacareí, no centro.

Até o momento, o maior diferencial do Uber público é que ele não possuirá tarifa dinâmica. Em outras palavras, mesmo quando o trânsito estiver com engarrafamento ou nos horários de pico, o valor da tarifa será o mesmo.

Uber público de São Paulo já possui mais de 25 mil motoristas cadastrados

Os usuários em geral poderão utilizar o app de transporte da Prefeitura a partir das 13 horas desta quinta-feira. Contudo, o cadastrado já está disponível para quem baixar o app pelas lojas do Android ou iOS

De acordo com informações da prefeitura, o Uber público já tem 25.866 motoristas cadastrados para corridas e cerca de 23 mil usuários. Na busca de melhorar as condições de acessibilidade dos paulistanos e oferecer melhor remuneração aos motoristas de app, o MobizapSP irá reter apenas 10,95% como taxa administrativa. Ou seja, os motoristas ficarão com o total de 89,05% da corrida.

É importante explicar que a plataforma funcionará apenas para viagens que tenham a cidade de São Paulo como ponto de partida. Além disso, as corridas poderão ser pagas via cartão de crédito, débito, PIX ou diretamente pelo aplicativo.

Uber público é a segunda tentativa da prefeitura de SP no ramo de apps de transporte

A proposta de oferecer um serviço de administração municipal para o transporte individual não é nova em São Paulo. Afinal, em 2018, o ex-prefeito João Dória tentou emplacar o SPTáxi como alternativa ao Uber e ao 99Taxi. Contudo, a pouca adesão dos paulistanos fez com que a plataforma fosse esquecida, ainda que permaneça ativa.

Por fim, mesmo antes do lançamento para os usuários, o MobzapSP já está envolvido em polêmica. Isso porque, o Ministério Público de São Paulo recebeu um pedido de investigação do Uber público feito pelo vereador Toninho Vespoli (PSOL).

Segundo o parlamentar, o processo de licitação do app aconteceu de forma restrita, impedindo a concorrência e com suspeitas de desvio de recursos públicos para favorecer a empresa responsável pelo contrato, o Consórcio 3C.

Imagem: JacksonDavid / Pixabay – Edição: Seu Crédito Digital