Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo pretende incluir motoristas de app no INSS

A modalidade voltou a ser pauta em uma conversa entre ministros de 3 pastas. Veja o que pode mudar em breve

Wendell SoaresPor Wendell Soares2 min de leitura
Imagem de motorista mexendo em celular grudado ao vidro do carro enquanto dirige nova lei

O Governo Lula (PT), através do Ministério da Previdência Social, informou na última segunda-feira (6) que já discute uma proposta para a inclusão de motoristas de app como segurados do INSS.

Para isso, haverá um grupo de trabalho juntamente com os ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego para a criação de um benefício exclusivo para a categoria.

Segundo dados do governo, é importante regular o trabalho de motoristas e entregadores de aplicativo, uma vez que menos de 10% deles contribuem para a Previdência Social.

Regulação de apps pode gerar maior receita para o INSS

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, regulamentar motoristas de app no INSS é ampliar a receita do INSS. Afinal, a estimativa é de que existam mais de 2 milhões de pessoas trabalhando nesta modalidade.

Ainda que alguns sejam contribuintes autônomos ou microempreendedores individuais (MEI), a maior parcela ainda trabalha na informalidade, sem nenhum direito previdenciário.

Outro ponto abordado por Lupi foi a negativa do ministro sobre uma possível revogação de trechos da Reforma da Previdência. Para ele, sua opinião a respeito do assunto foi como cidadão e não integrante do poder público. Veja a fala do ministro:

“Temos um Conselho Nacional da Previdência Social que estuda propostas. Nós queremos ajustar aquilo que consideramos injusto para boa parcela da população”.

Outro Ministério também define e questão de motoristas de app no INSS

Além de Lupi, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Marinho, também já defendeu publicamente uma reforma que considere as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em janeiro, Marinho chegou a comparar o serviço de entregadores e motoristas ao de escravos, ao contar sobre jornadas exaustivas e sem benefícios.

Até que uma nova regulamentação passe a vigorar, a única forma de um motorista ou entregador de ter acesso ao INSS, auxílio-doença, auxílio-maternidade e outros, é contribuindo via MEI ou de forma autônoma.

Por isso, fica a expectativa de como poderá ser criado um projeto de lei que beneficie essa parcela de trabalhadores.

Imagem: Rostislav_Sedlacek / Shutterstock

Pode ser do seu interesse:

Wendell Soares

Autor

Wendell Soares

Pós-graduado em Marketing Digital, jornalista, redator SEO e apaixonado pela escrita e leitura.

Topicos relacionados