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Uso de cartões pré-pagos aumenta no Brasil. Confira as vantagens dessa forma de pagamento.

A BPP, fintech especializada em meios de pagamento, realizou levantamento interno e comemora o crescimento no uso de cartões pré-pagos por seus clientes. No levantamento, considerando pessoas físicas e jurídicas, houve crescimento em torno dos 30% entre o último trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019.

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Dividindo a utilização dos cartões por categorias, Cultura ganhou destaque, com crescimento próximo de 380%. Neste item, soma-se, além de teatro, cinema, compra de revistas e jornais, por exemplo, também gastos relacionados a serviços de streaming ligados a vídeo e música.

Observando-se esse crescimento, percebe-se que o uso de cartões na modalidade pré-pago ganha cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Conforme levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa – , a emissão de cartões Visa pré-pagos no Brasil cresceu acima de 50% no primeiro semestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.

Além da Cultura, a Saúde sem dúvida também é uma preocupação na vida do brasileiro. Segundo levantamento da BPP, houve um aumento de 184% nos gastos com saúde, seguido pela Alimentação (75%) e pelo Lazer (cerca de 55%).

Ainda há 45 milhões de brasileiros desbancarizados

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2019 mostra que no Brasil ainda há cerca de 45 milhões de desbancarizados. Ou seja, são brasileiros que não quiseram ter conta em banco, não movimentaram a conta bancária há mais de seis meses ou deixaram de ter uma conta em banco por algum motivo em particular. De acordo com a sondagem, a população desbancarizada movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões.

Fazendo uma análise dos crescimentos mais relevantes dentro da BPP, nota-se que existe um processo de melhora na economia, com o brasileiro podendo gastar mais com Saúde/Bem-Estar e aproveitando para investir em Cultura e Lazer; além de colocar mais comida na mesa com o aumento dos gastos com Alimentação.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, apontam que o cartão pré-pago teve uma alta de 85% no segundo semestre de 2019, no período entre julho e setembro, cuja movimentação chegou a R$ 5,4 bilhões.

Perspectiva para uso dos cartões pré-pagos é de crescimento

Também observa-se que o pré-pago tem sido uma primeira opção dos pais para os filhos darem início aos primeiros passos na educação financeira. Sendo muitas vezes usados para administrar a mesada, os cartões pré-pagos muitas são os primeiros da vida que os pequenos e jovens adolescentes começam a usar na rotina diária, mostrando crescimento de 14% no período analisado.

A diversidade de uso como mencionada, aliada à forma simples de ser adquirido, mostra claramente porque esse cenário se torna positivo para os cartões pré-pagos que estão cada vez mais frequentes e se fazem sempre presente na vida do brasileiro.

Dentro da BPP, o ticket médio no período girou em torno de R$ 150,00. Isso certamente permite que uma parcela considerável de indivíduos tenha acesso a serviços inovadores e tecnológicos, sendo incluída no mercado novamente.

Um outro ponto a ressaltar no crescimento da utilização do pré-pago se deve ao aumento de procura e uso do modelo com tecnologia NFC em uma grande parcela de linhas de ônibus em circulação na cidade de São Paulo. A facilidade e praticidade estão fazendo com que usuários corriqueiros e turistas em circulação escolham esse modelo de cartão ao utilizar o transporte público.

Vantagens do uso de cartões pré-pagos

Sem perfil definido de consumidor, o pré-pago atende diversas demandas, tendo como benefício direto a praticidade e a segurança ao efetuar uma compra ou pagamento recorrente. Além disso, o cartão pré-pago permite um melhor controle das finanças, ajudando na inclusão digital de pessoas. O pré-pago pode ser uma ótima opção para desbancarizados, além de facilitar o controle orçamentário. O usuário passa a ter uma educação financeira por conta do modelo de funcionamento, que só permite a compra mediante saldo no cartão, diferentemente do débito ou mesmo crédito. Ou seja, o cartão pré-pago evita que o consumidor fique no vermelho e seja negativado.

Sobre a BPP

A BPP é uma fintech especializada em meios de pagamento conhecida inicialmente por Brasil Pré-Pagos. Remodelou o seu nome para BPP em 2018, seguindo a modernização do mercado onde atua. Além disso, é uma das líderes mundiais em emissão de cartões pré-pago VISA, com mais de 10 anos de experiência em cartões em moedas estrangeiras. A BPP também tem amplo know-how em soluções pessoais e corporativas em meios de pagamento. Focada em tecnologia, inovação e automação de processos, a BPP é regulamentada pelo BACEN, possui código 301 e pertence ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

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Imagem: site oficial do BPP.