Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: vai começar já na próxima semana saque de dinheiro esquecido

Na próxima segunda-feira (7) inicia a fase de resgate do dinheiro esquecido no sistema “Valores a Receber” do Banco Central. Nessa primeira fase, serão resgatados R$ 4 bilhões. O cronograma de indicação de conta para resgate segue o ano de nascimento do cidadão, confira:

Ano de nascimento ou abertura da empresa Data de indicação para o Pix Data de repescagem
Até 1968 7 a 11 de março 12 de março
Entre 1968 e 1983 14 a 18 de março 19 de março
Após 1983 21 a 25 de março 26 de março

 

Após a indicação, os bancos terão prazo de até 12 dias para efetuar o depósito. Se a instituição financeira não oferecer a possibilidade de receber os recursos por meio do Pix, o Bacen irá disponibilizar o e-mail e telefone da instituição para que seja feito o contato e o banco possa fazer o pagamento ao cliente. É importante enfatizar que, para esses casos, será o cliente quem entrará em contato com o banco, dessa forma golpes serão evitados.

De acordo com as regras definidas pelo Banco Central, o primeiro lote deve ser creditado na conta dos brasileiros até dia 19 de março.

Segundo o Banco Central, mais de 116 milhões de pessoas e empresas fizeram a consulta no site do Banco Central até o momento. Desse total, 25,9 milhões de contas pessoas físicas e 253 mil pessoas jurídicas terão dinheiro para receber, enquanto 90,6 milhões não tinham saldo disponível.

Não tenho dinheiro esquecido. E agora?

Se nessa consulta não há nenhum valor pra você resgatar, fique tranquilo! O Banco Central informou que as consultas de dinheiro esquecido foram divididas em 2 etapas. Possivelmente você leu a seguinte mensagem durante sua pesquisa: “a partir de 02/05/2022 você poderá fazer nova consulta e saber se terá valores a receber no próximo período”.

Isso mesmo! Haverá uma nova fase com aproximadamente R$ 4,1 bilhões a serem devolvidos em sete novos casos possíveis de esquecimento. Confira abaixo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com