Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena comprar um imóvel na planta? Confira

Saiba mais informações sobre as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta e descubra se o investimento vale a pena!

Comprar um imóvel na planta pode ser uma opção mais econômica, mas requer uma série de precauções para assegurar que o investimento seja seguro e rentável. Assim, existem muitas dúvidas por parte dos clientes antes de realizar esse tipo de aquisição.

Dessa forma, saiba mais informações sobre o processo e destaca os principais pontos de atenção, assim como as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Continue a leitura!

Por que optar por um imóvel na planta?

imagem de construção de prédio com imóveis residenciais
Imagem: Sergey Klopotov / Shutterstock.com

Optar por um imóvel na planta geralmente oferece preços mais acessíveis em comparação a imóveis prontos. Além disso, permite ao comprador personalizar pagamentos e, em alguns casos, o próprio layout do imóvel.

A possibilidade de adaptar o fluxo de pagamento conforme o planejamento financeiro é um dos grandes atrativos. Geralmente, é necessário desembolsar cerca de 30% do valor do imóvel nos anos de construção, com possibilidade de financiamento dos 70% restantes na entrega.

O que considerar antes de fechar negócio?

Dessa forma, confira abaixo algumas considerações importantes sobre o que levar em conta ao comprar um imóvel na planta.

  • Verificar a credibilidade da construtora;
  • Entender o impacto da inflação durante o período de construção;
  • Considerar um plano B, para o caso de mudanças econômicas que possam afetar o financiamento futuro.

É fundamental estar atento às condições anunciadas, já que muitas vezes os preços são para pagamentos à vista, alterando consideravelmente quando a opção é a prazo.

Veja também:

O que é necessário para fazer a prova de vida do INSS atualmente?

Como escolher a construtora certa?

Escolher a construtora certa é crucial para evitar problemas futuros como atrasos ou até mesmo falhas na entrega do projeto. Verificar históricos de reclamações e a saúde financeira da empresa pode salvar o investidor de grandes dores de cabeça. Por isso, antes de comprar o imóvel na planta, o cliente deve:

  • Visitar empreendimentos passados da construtora;
  • Conversar com antigos clientes para saber da sua experiência;
  • Conferir a saúde financeira e possíveis processos judiciais envolvendo a construtora.

Quais são os riscos envolvidos?

A compra de um imóvel na planta carrega riscos naturais, como o não cumprimento dos prazos, variações de custos devido a inflação de materiais ou até mesmo falência da construtora. Entre as dicas para mitigar riscos, estão:

  • Garantir que o contrato inclua uma cláusula de patrimônio de afetação, protegendo seu investimento em caso de falência da construtora;
  • Reservar um montante para cobrir quaisquer aumentos inesperados nos custos;
  • Preparar-se para o caso de atrasos, mantendo uma reserva financeira adicional.

Finalmente, a preparação financeira é fundamental. Incluir no orçamento os possíveis aumentos monetários e possuir um fundo de emergência pode ser o diferencial entre a realização do sonho da casa própria e um comprometimento financeiro desastroso.

Imagem: Sergey Klopotov / Shutterstock.com