Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena investir em Hering (HGTX3)?

Vale a pena investir em Hering? Veja como estão os indicadores da HGTX3 e qual a situação atual da companhia além do histórico recente

0

Vale a pena investir em Hering? Primeiramente, Companhia Hering (B3: HGTX3) é uma empresa brasileira especializada em vestuário. Seu principal produto, a marca Hering, também é sinônimo do grupo empresarial como um todo, que abrange também as marcas Hering Kids (moda infantil), Dzarm e PUC (moda infantil). 

Indicadores Hering

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento mais racional, é necessário se atentar para alguns indicadores da empresa em questão. Nesse sentido, eles podem fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor na tomada de decisão.  

Com tal propósito, falaremos sobre alguns indicadores e sobre os resultados que os agregam. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa. 

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis no dia 15.07.21. Enfim, usaremos as ações ordinárias da empresa como base. Sua sigla na B3 é HGTX3 

Indicadores e histórico de rentabilidade

A análise de uma companhia sempre passa pela análise de sua rentabilidade. Certamente esse é um dos pontos onde o investidor mais precisa se atentar, uma vez que é por ele que provavelmente a empresa poderá fornecer algum retorno a curto, médio ou longo prazo.  

ROE:  Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos. 

Desta forma, o ROE da Hering hoje é de 21,76%, número compatível com o histórico recente da empresa, mas que não deixa de ser positivo. Sob tal aspecto, nos últimos 6 anos o ROE oscilou entre 15,29% e teve seu máximo em 2015, quando atingiu 24,12%.  

ROIC: Por sua vez, o ROIC fornece um panorama geral da rentabilidade da companhia. A sigla significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e é medido a partir do Resultado Operacional Líquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa    

Sendo assim, o ROIC da companhia atualmente é de 0,88%. Embora o número possa assustar o investidor, os demais resultados da empresa abrem caminho para o otimismo. Contudo, o histórico do índice também é positivo, tendo oscilado nos últimos 6 anos entre 9,69% (em 2020) e 18,87% (em 2018).

Margem líquida

A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, uma vez que uma maior parte do que foi gerado se tornou lucro.    

Desta forma, vemos que a margem líquida da Hering vem constantemente aumentando nos últimos anos, tendo atingindo sua máxima no atual momento (32,96%). Nesse sentido, a empresa viu sua margem disparar nos últimos dois anos, saindo de 13,86% em 2019 para 31,95% em 2020. 

Lucro consolidado

Conforme a margem da empresa disparou, também tivemos um aumento significativo em seu lucro consolidado. Sob tal perspectiva, o lucro da Hering foi de R$ 215 milhões em 2019 para R$ 343 milhões em 2020, um aumento de 60% no período.  

Contudo, o lucro da companhia teve essa alta por conta de exercícios não recorrentes, se excluíssemos esse fator, a empresa apresentaria resultados bem mais modestos.  

Entretanto, a empresa quadruplicou seu lucro no primeiro trimestre desse ano, devido ao aumento de vendas pelas flexibilizações de combate a pandemia.  

Histórico de Dividendos  da Hering

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.   

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas. 

O Dividend Yield da Hering analisando somente anos completos são de 3,63%, 2,35%, 3,21% e 5,35% para 2020, 2019, 2018 e 2017 respectivamente. Nesse sentido, vemos que a empresa paga uma parte considerável dos seus lucros em dividendos, fornecendo um bom retorno direto para seus acionistas.  

Endividamento 

Certamente ao pensar em se tornar sócio de uma empresa é crucial ficar atento ao quanto tal empresa possuí de dívidas. Nesse sentido, iremos analisar dois dos principais indicadores de dívidas de uma companhia, a Dívida líquida / PL e a Dívida Líquida / EBTIDA 

Dívida líquida / PL

Primeiramente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido é calculada através da divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas. 

Dito isso, a Dívida líquida / PL da Hering é de –0,12, e já se mantém a um patamar abaixo de zero há algum tempo. Nesse sentido, vemos que a empresa possui mais patrimônio do que dívidas, o que gera uma segurança bem fundamentada para seus acionistas. 

Dívida líquida / EBTIDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBTIDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante. 

Nesse sentido, vemos que por possuir mais ativos que passivos e uma dívida negativa, o índice também está negativo em –1,15. Decerto, vemos aqui uma empresa com uma operação bastante saudável no tocante a dívidas.  

Conclusões sobre Hering

Em resumo, a Hering se mostra uma ação sem muitos riscos, porém com uma rentabilidade não tão boa se comparada a outras grandes varejistas. Nesse sentido, o setor em que a empresa está inserida fornece ao investidor diversas opções de investimentos, o que torna a decisão de qual ação colocar na carteira mais complexa. 

Em síntese, o mais indicado nesse caso é a comparação dos resultados e previsões entre os principais players nesse segmento. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...