Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena investir em Sabesp (SBSP3)?

Veja como estão os principais indicadores e números da Sabesp (SBSP3).

Veja como estão os principais indicadores e números da Sabesp (SBSP3) e análise a atual situação da empresa.

0

Vale a pena investir em Sabesp? Primeiramente, a companhia é uma das maiores prestadoras de serviços de água e esgoto do mundo, com base no número de clientes atendidos. Nesse sentido, a empresa fornece água para mais de 25 milhões de pessoas, enquanto o número de clientes para o serviço de esgoto passa de 22 milhões 

Sob tal aspecto, a empresa ainda vende água no atacado para 5 municípios, que juntos totalizam 3,1 milhões de pessoas. Com um monopólio natural da reserva de água, a Sabesp goza de um baixo risco de crédito no médio e longo prazo.  

Governança Corporativa da Sabesp 

A princípio, a companhia atua como uma sociedade de economia mista, com controle exercido pelo Estado de São Paulo. Contudo, a regulamentação atual do estado, estabelece que o governo deve possuir no mínimo 50% + 1 das ações com direito de voto da Sabesp. Desta forma, hoje, o Estado de São Paulo detém 50,3% das ações. 

Ademais, as ações da empresa são negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), quanto na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Nesse sentido, a parte das ações disponíveis no mercado (parte não controlada pelo Estado de São Paulo) está bem divida entre os dois mercados.  

Desta forma, as ações da Companhia – todas ordinárias com direito a voto – são negociadas no segmento Novo Mercado Brasil, sob o código SBSP3 (B3). Enquanto que na NYSE, os papeis são negociados na forma de American Depositary Receipts (ADR Nível III), sob o código SBS. 

Investimentos e outras áreas  

A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2021-2025, a empresa planeja investir aproximadamente mais R$ 21,0 bilhões.  

No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa o produto por meio de suas próprias estações.  

A Companhia também oferece serviços de consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional. Nesse sentido, atuando atualmente no Panamá, Honduras, e Nicarágua, sendo nos dois primeiros países em parceria com a Latin Consult. 

Indicadores 

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento mais racional, é necessário se atentar para alguns indicadores da empresa em questão. Nesse sentido, os indicadores podem fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor na tomada de decisão.  

Com tal propósito, falaremos sobre alguns indicadores e sobre os resultados que os agregam. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa. 

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números apresentados aqui foram retirados das cotações e demonstrações disponíveis no dia 15.07.21.  

Indicadores de Rentabilidade e Histórico 

A análise de uma companhia sempre passa pela observação de sua rentabilidade. Certamente esse é um dos pontos onde o investidor mais precisa se atentar, uma vez que é por ele que provavelmente a empresa poderá fornecer algum retorno a curto, médio ou longo prazo.  

ROE:  Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto ela gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos. 

Desta forma, o ROE da Sabesp hoje é de 9,14%, número que já é quase o dobro se comparado ao ROE referente à 2020. Contudo, anteriormente ao ano passado a empresa já havia chegado a patamares mais altos. Nesse sentido, em 2019, 2018 e 2017 o ROE da empresa sempre esteve acima de 14%, chegando ao pico de 19,05 no ano de 2016. 

ROIC:  Por sua vez, o ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e é medido a partir do Resultado Operacional Líquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa   

Desta forma, hoje o ROIC da companhia se encontra em 9,10%. Em contrapartida ao que foi visto no ROE, o ROIC da Sabesp é mais linear, tendo uma variação bem menor nos últimos 6 anos.  

Margem Líquida   

A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, uma vez que uma maior parte do que foi gerado se tornou lucro.   

Desta forma, a margem líquida da Sabesp atualmente é de 11,55%. Aqui, como no ROE, vimos uma queda abrupta em 2020, quando o indicador chegou a ser de 5,47%. Contudo, anteriormente o número variava entre 14,5% e 19%.  

Indicador de Valuation    

Ademais, indicadores de valuation são um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Afinal, ele demonstra a avaliação de valor que o mercado tem sobre determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L.   

O P/L de uma ação é medido pelo preço do papel dividido pelo lucro líquido da empresa por ação. Nesse sentido, o P/L é um dos principais e mais completo indicador usado por analistas fundamentalistas.  Desta forma, o P/L da Sabesp é de 11,66. 

Salvo o ano de 2020, onde a empresa teve uma queda em seu lucro, o P/L da mesma não variou muito ao longo dos últimos 4 anos. Ao passo que chegou a oscilar entre 9,21 e 7,96 no período.  

Portanto, a Sabesp não é comumente negociada a múltiplos altos. Bem como os números da companhia apresentam, a empresa pode ser uma boa opção para quem é avesso a apostas mais arriscadas.  

Conclusões sobre Sabesp 

Em resumo, a Sabesp é uma das maiores empresas de seu ramo. Nesse sentido, vem apresentando resultados consistentes no último ano. Contudo, à primeira vista não parece uma empresa com grande potencial de crescimento futuro, apesar de seus investimentos.  

Desta forma, ser controlada pelo Estado de São Paulo também pode ser um malefício para o investidor, uma vez que normalmente o mercado tem maiores receios com empresas estatais.  

Contudo, por ser detentora de uma enorme reserva natural e possuir contratos com inúmeras prefeituras, a Sabesp se evidencia no mercado por possuir, em teoria, um risco menor de médio e longo prazo a seus acionistas.  

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre os bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e as matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: rafapress / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...