Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena utilizar o FGTS como garantia no empréstimo consignado?

0

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado no intuito de fornecer uma conta “reserva” para os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa.  O valor depositado é 8% do salário mensal, e pode ser utilizado para a compra de imóveis, quando houver demissão do trabalho ou doença grave.
Em Setembro deste ano, a Caixa Econômica Federal passou a conceder o crédito consignado para todos que trabalham com carteira assinada e possuem conta vinculada ao FGTS. Apesar de ser extremamente atraente, deve-se ter muito cuidado antes de tomar esta decisão. Será que vale a pena utilizar o FGTS?

Leia também:

Conheça fintechs que liberam empréstimos sem precisar de bancos

Vale a pena utilizar o FGTS como garantia no empréstimo consignado?

Quais as vantagens?

Utilizar o FGTS como fundo garantidor de financiamento é uma excelente opção para quem está precisando de dinheiro. A grande vantagem é poder quitar as dívidas, por juros relativamente baixos (de 3,5% ao mês), e limpar o nome. Entretanto, ao mesmo tempo, é essencial que haja um planejamento financeiro adequado. Principalmente para que o erro não volte a se repetir.

Quais as desvantagens?

Embora pareça ser uma excelente forma de quitar as dívidas, o trabalhador deve estar atento para algumas questões! Ao assinar o contrato, você concordará que, em caso de demissão por justa causa, será paga uma multa de até 40% do seu saldo total do FGTS para o banco.

E, em caso de não pagamento, o fundo é automaticamente removido da sua conta para a quitação da dívida bancária. Sendo assim, reforça-se a importância de elaborar um planejamento financeiro!

Qual o valor máximo de empréstimo?

O valor máximo do empréstimo consignado que pode ser cedido é de 10% o valor total do Fundo Garantidor. Se o seu FGTS for de R$ 30.000,00, você poderá solicitar até 3.000,00 de crédito mais os 40% sobre o FGTS, totalizando metade do valor na conta. Ou seja, 15.000,00. Ademais, vale destacar que mesmo após o empréstimo, sua conta continuará rendendo 3% ao ano sobre o valor total.

Como solicitar o crédito?

Para realizar seu empréstimo consignado garantido pelo FGTS, basta procurar uma agência da Caixa Econômica, levando um documento de identidade com foto.

O pagamento do crédito é feito pelo desconto em folha de pagamento, sem alterar a conta do FGTS.

Considerações finais

Por fim, você deve analisar os prós e contras e avaliar se vale a pena utilizar o FGTS em um empréstimo consignado. Dependendo do caso, pode ser que valha a pena sim. Por exemplo, se você se livrar das altas taxas de juros, e tiver capacidade financeira para honrar seus compromissos, trata-se de uma excelente oportunidade.

Dica: tem uma fintech que conecta o pessoal que procura empréstimos a inúmeros parceiros na sua plataforma. Para isso, é necessário criar um cadastro no site Bom Pra Crédito e fazer a sua simulação. Sendo aprovado, você é redirecionado para a melhor opção de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos e notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Comentários
Carregando...