Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale-gás vai ser pago este mês para inscritos? Confira se vai receber

Descubra se o vale-gás será pago este mês para os inscritos. Verifique se você está elegível para receber esse benefício.

O Vale-Gás, essencial para famílias em vulnerabilidade, agora cobre integralmente o custo de um botijão de 13kg, com pagamentos antecipados e dobrados para alguns beneficiários, segundo decisão recente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Outrossim, o programa Vale-Gás foi criado como uma medida para minimizar os impactos econômicos em famílias de baixa renda, garantindo acesso ao gás de cozinha, um item básico e essencial. Por meio desse benefício, o governo federal busca assegurar que todas as famílias possam cozinhar de maneira segura e econômica.

Quais são os novos ajustes nos pagamentos do Vale-Gás?

Diante das dificuldades econômicas, especialmente agravadas em regiões como o Rio Grande do Sul, o governo optou por antecipar o recebimento do Vale-Gás para o dia 17 de maio, enquanto o pagamento geral do Bolsa Família também ocorrerá. Destinado também a outras assistências como o Bolsa Família e o BPC, um total de R$ 807,2 milhões será liberado para ajudar a quem mais precisa nesta fase crítica.

Fila de espera do Vale-Gás deve continuar grande em agosto
Imagem: Sergey Neanderthalec / Shutterstock.com

Para ter direito ao Vale-Gás, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, com renda per capita mensal até meio salário mínimo ou ser beneficiário do BPC. A inscrição para o CadÚnico é realizada através dos CRAS ou diretamente nas prefeituras, sendo vital manter os dados atualizados para garantir o acesso aos benefícios.

A seleção para receber o Vale-Gás é automática para quem se encaixa nos critérios, facilitando o acesso ao benefício sem necessidade de inscrições adicionais.

Veja também:

Banco suspende desconto de parcelas do consignado por 120 dias; saiba mais

Como é calculado?

Outrossim, o valor do Vale Gás é calculado baseado no preço médio nacional do botijão de 13 kg, cobrindo cerca de 50% deste custo. O objetivo é proporcionar uma ajuda significativa para as famílias que enfrentam dificuldades em adquirir este item essencial. No entanto, o valor exato pode variar conforme as mudanças nos preços do mercado e as políticas governamentais.

  • Pagamentos antecipados: Uma medida para ajudar as famílias a enfrentar crises com mais agilidade.
  • Critérios de elegibilidade: Inclusão social através do cadastro no CadÚnico.
  • Valor do benefício: Ajustado para cobrir cerca de 50% do custo do botijão de gás.

Assim, o Vale-Gás não é apenas um programa assistencial, mas uma ponte para a segurança energética e qualidade de vida de milhares de brasileiros. Dessa maneira, manter-se informado sobre essas iniciativas é crucial para garantir que o benefício alcance quem realmente precisa.

Imagem: renata colella / Shutterstock.com