Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

‘Valores a receber’: Clientes já podem consultar se possuem dinheiro esquecido em banco

Consulta pode ser feita de forma simples no site do Banco Central

O Banco Central informou na segunda-feira (24) que cidadãos e empresas já podem consultar o serviço “Valores a Receber”. Ele informa se existe algum dinheiro “esquecido” que possa ser retirado em algum banco ou entidade do sistema financeiro brasileiro. Assim, a consulta pode ser feita de forma simples no site do Banco Central apenas usando seu CPF ou CNPJ. Então, para saber mais, confira a seguir.

“Valores a receber”: clientes já podem consultar se possuem dinheiro esquecido em banco

Dessa forma, segundo o BC, as informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições. Contudo, o órgão estima que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos nesta condição. Quando anunciou o sistema, ainda em junho de 2021, o Banco Central já havia dito que é comum que pessoas não saibam ou nem se lembrem da existência desses saldos.

“Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, afirmou o BC em nota.

Portanto, pessoas físicas e jurídicas que têm valores a receber poderão solicitar o resgate do valor via Pix, através do Registrato. Esse sistema permite ainda que a população consulte informações como empréstimos em seu nome, dívidas com órgãos públicos, entre outras.

Por fim, vale dizer que, para usar o serviço, é preciso antes que os bancos ou instituições tenham aderido a um termo junto ao Banco Central. Após o pedido de saque, a instituição tem 10 dias para fazer a liberação do dinheiro. A consulta pode ser feita na página “Minha Vida Financeira”, no site do BC, apenas usando o seu CPF ou CNPJ da empresa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brastock / Shutterstock.com