Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a receber do Banco Central: veja se você tem dinheiro para sacar com seu CPF

Milhares de pessoas ainda possuem valores a receber no Banco Central. Clique e aprenda como realizar a consulta e sacar o dinheiro!

O Banco Central declarou que, em seu Sistema de Valores a Receber (SVR), há mais de R$ 7,33 bilhões disponíveis para resgates de correntistas de diversas instituições bancárias. Assim, diversas pessoas podem consultar se há algum valor disponíveis, utilizando o CPF.

Até então, o Banco Central já restituiu cerca de R$ 5,16 bilhões do total que todas as instituições financeiras disponibilizaram. Para saber como realizar a consultar de valores a receber e como retirar o seu dinheiro, continue a leitura.

Como consultar o Sistema Valores a Receber do Banco Central?

Cédulas de 50, 100 e 200 reais com moedas de 1 real ao lado, de acordo com os valores a receber do banco central
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Esse sistema é novo e está disponível desde março deste ano. Por meio do site do Banco Central, você pode realizar a consulta de valores a receber utilizando o seu CPF ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para verificar a quantia disponível.

Veja também:

Mercado financeiro eleva estimativa da inflação para 2023 e 2024, revela BC

Com isso, após a consulta, você deve ingressar no sistema por meio da sua conta “gov.br”. É importante lembrar que é preciso estar nas categorias Ouro ou Prata, para visualizar o montante e a instituição financeira. É importante ressaltar que herdeiros, testamentários ou representantes legais de pessoas que já faleceram também podem realizar a consulta.

No total, cerca de 15 milhões de pessoas físicas e outras 771 mil pessoas jurídicas beneficiam-se com os Valores a Receber do Banco Central. Mas existem muito mais pessoas e empresas que não realizaram o resgate integral dos valores.

Existem riscos em não resgatar esses valores?

O Banco Central alerta que, apesar da facilidade de consultar os valores a receber, os correntistas devem ficar atentos aos possíveis golpes. Para garantir a segurança, não é recomendado clicar em links enviados por números desconhecidos que notifiquem sobre valores a receber.

Por fim, é importante frisar que apenas a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber tem autorização para entrar em contato com o cidadão, e jamais solicitará a senha do usuário na plataforma. Com essas precauções, os correntistas conseguem resgatar seus valores de forma segura.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com