Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a Receber: BC libera consulta e pedidos de resgate do dinheiro esquecido

A partir desta segunda-feira, 7 de março, o Banco Central libera a consulta e os pedidos de resgate do dinheiro esquecido. Entre os dias 7 e 14 de março, esse serviço é exclusivo para pessoas nascidas antes 1968 e para as empresas fundadas anteriormente a essa mesma data.

Essa é uma medida adotada pelo BC para prevenir que o site saia fora do ar, assim como aconteceu anteriormente. Segundo dados do Banco Central, serão mais de 26 milhões de pessoas físicas beneficiadas pelo dinheiro esquecido nos bancos.

Como faço para consultar o valor e pedir o resgate do dinheiro esquecido?

As consultas podem ser feitas por meio do site criado pelo Banco Central, o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A consulta inicial para saber se você tem ou não valores a receber pode ser feita a qualquer momento. 

Para fazer a consulta, é necessário ter o nível de acesso prata ou ouro no portal gov.br. Saiba como aumentar o seu nível clicando aqui.

Resgate para quem nasceu antes de 1968

Para quem já está na faixa disponível para o resgate dos valores, após as etapas de login e consulta, o site poderá exibir duas opções para retirar o dinheiro:

  • Solicitar por aqui – Significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. É necessário informar a chave Pix e os dados pessoais. Assim que for gerado o número de protocolo, é só aguardar o dinheiro cair na conta;
  • Solicitar via Instituição – Tem bancos que não oferecem a opção de devolver o valor via Pix. Nesse caso, será necessário entrar em contato com o banco em que o dinheiro está esquecido e combinar com a instituição a forma que será feita a devolução.

Calendário do dinheiro esquecido nos bancos

Segue, abaixo, as datas de resgate e repescagem divulgadas pelo Banco Central.

Data de nascimento ou de criação da empresa Período de agendamento Data da repescagem para quem perdeu o período de agendamento 
Antes de 1968 7 a 11 de março 12 de março
Entre 1968 e 1983 14 a 18 de março 19 de março
Após 1983 21 a 25 de março 26 de março 

Quem perder a data de repescagem poderá solicitar o resgate do saldo a partir de 28/03/2022. O dinheiro não vai ser perdido ou reduzido caso a pessoa perca a sua data para retirada do valor.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com