Veja a lista de estados brasileiros que já emitem o novo RG
A nova versão do RG já está sendo emitida em inúmeros estados brasileiros. Será que o seu está na lista? Confira aqui!
Aos poucos, o novo RG, chamado de Carteira Nacional de Identificação (CIN), vai sendo emitido por diversos estados brasileiros. Até o momento, onze unidades federativas já estão disponibilizando a nova versão da identidade.
Anteriormente, os estados teriam o prazo do dia 06 de novembro para iniciar a emissão do novo RG. Contudo, o governo decidiu fazer uma prorrogação, portanto, agora a nova data limite é dia 11 de janeiro de 2024.
Quais pessoas já podem emitir o novo RG?

O novo prazo parte de um pedido das unidades federativas e, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, dois milhões de brasileiros já são portadores do novo modelo de identidade. Ademais, é importante destacar que os modelos antigos de identidade seguem com a validade que consta no próprio documento.
Veja também:
Lula adere a projeto de Michelle Bolsonaro; entenda
Este processo de transição de documentos é gradual, e deve ser concluído em 2032. Por fim, o portal de notícias da Globo, o G1, realizou uma pesquisa que lista os 11 estados que já estão emitindo a CIN. Confira:
- Distrito Federal (DF);
- Sudeste – Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ);
- Norte – Amazonas (AM);
- Nordeste – Alagoas (AL), Piauí (PI), Pernambuco (PE);
- Centro-Oeste – Goiás (GO) e Mato Grosso (MS);
- Sul – Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).
Novo RG traz grandes mudanças
As principais mudanças do novo RG estão relacionadas à unificação com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Esta é uma das alterações que visam aumentar a segurança do documento. A partir da unificação, as fraudes podem ser consideravelmente evitadas.
Além disso, a nova versão do RG conta com elementos adicionais, incluindo um QR Code e o código internacional presente em passaportes, o MRZ. Ademais, além da versão física, que pode ser emitida em policarbonato, ainda há a versão digital, disponibilizada pelo governo através do aplicativo Gov.br, disponível para Android e iOS.
Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com