Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como bloquear o consignado do INSS

Aposentados e pensionistas podem bloquear o empréstimo consignado do INSS quando quiserem. Confira o passo a passo.

Se você é aposentado ou pensionista e quer bloquear o consignado do INSS, essa matéria vai te interessar. Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pedir o bloqueio deste empréstimo sem ao menos precisar ir à agência.

O INSS destaca que a contratação do empréstimo consignado realiza-se apenas entre o solicitante e a instituição financeira, ou seja, o Instituto é responsável somente pela execução dos pagamentos e descontos. No entanto, para aqueles que não tem interesse nesse serviço, é possível bloquear o consignado do INSS. Saiba como.

Como bloquear o consignado do INSS

De acordo com o INSS, com o bloqueio do empréstimo consignado, nem mesmo golpistas conseguiriam realizar o pedido. Caso o beneficiário mude de ideia e deseje desbloquear o serviço de empréstimo, ele pode pedir através do site ou, também, pelo aplicativo.

Imagem de um celular com a tela no Meu INSS.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Para solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado do INSS, basta entrar no Meu INSS (disponível para Android ou iOS), clicar no botão “Novo Pedido” e digitar “bloquear” ou “desbloquear” na barra de pesquisa. Assim, irá aparecer uma lista com nomes de serviços e benefícios, e você vai selecionar o serviço que deseja. Então, leia o texto que aparecerá na sua tela e siga as instruções.

Veja também:

Trabalhadores doentes podem ser demitidos?

Como contratar o empréstimo consignado?

Os empréstimos consignados são uma opção financeira atraente, com taxas de juros geralmente mais baixas do que outras linhas de crédito. Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução nos limites de juros para os beneficiários do INSS. Anteriormente, o limite de juros para empréstimos com desconto em folha era de 1,91% ao mês, tendo redução para 1,84%. 

Para operações envolvendo cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima reduziu-se de 2,83% ao mês para 2,73%. Isso significa que os aposentados e pensionistas têm a oportunidade de acessar empréstimos com taxas de juros mais vantajosas, tornando essa opção financeira ainda mais atraente. Para mais informações, consulte os portais oficiais.

Imagem: rafapress / shutterstock.com