Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como cadastrar uma conta gov.br para aderir ao Desenrola

Aprenda a criar a sua conta gov.br e a aumentar o seu nível de segurança para usar os serviços do Governo Federal!

Hoje (9), o Governo Federal lançou a nova etapa do Desenrola Brasil, programa que ajuda os brasileiros a renegociarem suas dívidas. Nessa fase os participantes podem fazer o procedimento através de uma plataforma online. Entretanto, para acessar é necessário possuir uma conta gov.br.

Essa conta é uma ferramenta do governo para a identificação dos cidadãos. Cada pessoa pode criar a sua própria a partir do CPF. Assim, com ela, é possível acessar diferentes serviços do Governo Federal, como o Cartão do SUS ou a Carteira de Trabalho Digital.

O gov.br possui três níveis de autenticação que trazem mais segurança para o sistema. Então, para entrar na plataforma do Desenrola, o indivíduo precisa de uma conta com nível prata ou ouro.

Como criar uma conta gov.br?

Para criar uma conta gov.br, as pessoas devem acessar o site e clicar em “Entrar com gov.br”. Em seguida, será necessário incluir o CPF e seguir o passo a passo que o sistema indicar. As informações que o cidadão colocar serão validados através dos dados da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o indivíduo consegue um conta bronze, que é o nível mais baixo.

Veja também:

Novo benefício para conquistar a casa própria pode ser solicitado até quarta-feira (11)

Assim, a próxima etapa é aumentar o nível de segurança usando outros sistemas de autenticação. Para conseguir uma conta prata, a pessoa deve entrar no seu perfil, acessar “Segurança da Conta” e “Aumentar nível da Conta”. Depois é só escolher uma das formas disponíveis de autenticação: Biometria Facial com dados da CNH; login do sistema de Servidores Federais; login através dos bancos parceiros.

Aplicativo do Governo Federal (gov.br) no celular de brasileiro
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Já para aquelas que quiserem uma conta ouro deverão fazer a autenticação de três maneiras: com Reconhecimento Facial do Aplicativo que utiliza dados do TSE; através do QR Code da Carteira de Identificação Nacional; ou com Certificado Digital.

Quem pode participar do Desenrola?

Além de ter uma conta gov.br, podem participar do programa as pessoas que recebem até 2 salários mínimos (R$ 2.640) ou que tenham inscrição no CadÚnico (Cadastro Único). As dívidas precisam ser de 2019 até 2022 e não podem ultrapassar o valor de R$ 5 mil. Dependendo da forma de pagamento, os descontos podem chegar a 96% do valor do débito. 

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com