Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como conseguir sua CNH sem pagar

Descubra o que é a CNH Social, um programa que proporciona habilitação gratuita para pessoas de baixa renda.

A CNH Social, popularmente conhecida também como CNH gratuita, é um programa governamental criado em parceria com o DETRAN. Desse modo, o programa tem como principal objetivo proporcionar a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para jovens e adultos que comprovem baixa renda.

Sendo assim, a iniciativa cobre todos os custos que envolvem o processo de obtenção da habilitação. Logo, isso inclui desde taxas de exames e provas, até as aulas práticas e teóricas, viabilizando a habilitação nas diversas categorias.

Quem pode solicitar a CNH Social?

Imagem de uma mão segurando uma CNH
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Primeiramente, os critérios de seleção para o programa CNH Social variam de acordo com cada estado. Todavia, em geral, para se candidatar ao programa, é necessário:

– Ser maior de 18 anos;
– Ser alfabetizado;
– Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
– Estar desempregado ou sem renda formal;
– Possuir comprovante de residência no estado ou município que esteja participando do programa.
Assim, para fazer a solicitação da CNH Social, o cidadão deve acessar o site do DETRAN de seu respectivo estado ou município e verificar se o programa está disponível. Ademais, localizar a opção “CNH Social” ou “CNH Gratuita”, conferir se as inscrições estão abertas e preencher o formulário com os dados pessoais.

Benefícios da iniciativa

Uma vez aceito na CNH Social, o solicitante deve seguir as etapas do processo, que incluem aulas teóricas e práticas, teste físico médico e exame toxicológico, se for o caso. Além disso, é indispensável que o candidato se mantenha atento aos canais de comunicação fornecidos, para que não perca nenhuma etapa do processo.

Obter a CNH através deste programa é uma excelente oportunidade para adquirir independência, melhorar a mobilidade e ter acesso a novas oportunidades de trabalho, especialmente para aqueles que desejam atuar como motoristas profissionais.

Veja também:

Tem como fazer parcelamento de dívida ativa? Entenda

Esta iniciativa promove a inclusão social e aumenta as chances de empregabilidade, evidenciando o comprometimento do governo e do DETRAN com a população de baixa renda.

Imagem: rafapress / shutterstock.com