Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como funciona o Mecanismo Especial de Devolução do PIX

Descubra para que serve o Mecanismo Especial de Devolução do Pix e saiba mais sobre como ele funciona por aqui!

O Pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas entre os brasileiros nos últimos anos. Porém, infelizmente, criminosos também utilizam esse método de transferências para aplicar golpes. Logo, conheça o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix.

Trata-se de uma funcionalidade criada pelo Banco Central a fim de facilitar a vida do usuário que foi vítima de uma fraude financeira utilizando essa forma de pagamento. Saiba mais sobre essa função na sequência.

O que é o Mecanismo Especial de Devolução do Pix?

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo.
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

O MED foi desenvolvido pelo Banco Central como uma forma de ajudar a vítima a reaver o dinheiro perdido em caso de golpe. Logo, essa funcionalidade aumenta as possibilidades de haver menos prejuízos nesse sentido.

Veja também: Bloqueio cautelar do PIX: veja como funciona

om o Mecanismo Especial de Devolução, o cliente deve fazer esse pedido para a instituição financeira em questão em até 80 dias após a data do Pix. Isso vale no caso de alguém ser vítima de fraude, golpe ou crime.

Dessa forma, o banco recebe a denúncia e faz a análise para ver se o pedido se encaixa com os critérios estabelecidos pelo MED. Assim, haverá o bloqueio dos recursos na conta do recebedor desse Pix fraudulento.

Quanto tempo essa análise demora?

O banco deve fazer a análise dessa solicitação através do Mecanismo Especial de Devolução do Pix em 7 dias. Caso não haver comprovação de que a transferência não se trata de um golpe, o receber terá suas contas desbloqueadas.

Por outro lado, de comprovada a fraude, o dinheiro voltará para a conta bancária do pagador em até 96 horas. Vale destacar que a devolução da quantia pode ser integral ou parcial.

Por fim, o Mecanismo Especial de Devolução do Pix também funciona em caso de falhas operacionais no sistema da instituição financeiras e que, por exemplo, houve uma transação em duplicidade. Comprovado o erro, o banco deve devolver o dinheiro em até 24 horas.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com