Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como funciona o QR Code do PIX

As opções de QR Code do Pix podem variar de acordo com a situação. Descubra aqui como isso funciona na prática.

Entre as diferentes formas de usar o Pix, existe a funcionalidade do QR Code. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ela funciona na prática. Em vista disso, Gustavo Igreja, do Banco Central (BC), explicou algumas questões sobre como funciona o QR Code do Pix.

Além dele, Giselle Afonso, também do Banco Central, forneceu alguns comentários adicionais sobre como funciona o QR Code do Pix. O QR Code estático é ideal para transações imediatas, sem vencimento.

Em sua maioria, esse modelo é usado por pessoas físicas ou Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenos comerciantes. Já o QR Code dinâmico, por sua vez, funciona para pagamentos agendados com cálculos de juros e outras questões.

Como funciona o QR Code estático?

QR Code do Pix

Imagem: adrianosiker.com / Shutterstock.com

Sendo assim, se você está buscando uma maneira prática de receber pagamentos via Pix, a opção estática é a solução ideal. Para exemplificar, Gustavo imagina um cenário em que uma mercearia m tem um valor fixo do seu produto mais vendido. Com isso, ele pode gerar o QR Code Pix estático. Logo, o comprador chega, aponta o celular, finaliza a compra direto, sem precisar preencher o valor. 

Além disso, ele pode gerar um QR Code com o valor a ser preenchido pelo comprador na hora da compra. Dessa forma, em ambos os casos, o dinheiro cai na hora e o vendedor recebe uma notificação de que o pagamento foi feito.

Como funciona o QR Code dinâmico?

Além disso, outra opção é o QR Code dinâmico, que além de permitir pagamentos agendados com cálculos de juros, o QR Code dinâmico também calcula multa por atraso ou desconto para pagamentos antecipados. Sendo assim, ao fechar a compra, o sistema apresenta um QR Code específico para a transação. 

Imagem: adrianosiker.com / Shutterstock.com