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Veja como pedir benefício do INSS sem sair de casa

Para ser atendido em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é preciso agendar previamente por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Entretanto, é possível ter acesso a todos os serviços da previdência por meio do aplicativo ou site, sem precisar sair de casa. 

Portanto, o segurado pode realizar on-line pedidos de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílios, consultas de perícia médica e outros.

Como solicitar um benefício pelo Meu INSS?

Assim, para solicitar o benefício de maneira remota, basta seguir os passos abaixo:

  • Baixar o aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS);
  • Fazer login com a conta gov.br;
  • Clicar em “Novo Pedido”;
  • Avançar seguindo as instruções. 

Por meio do aplicativo, o solicitante pode enviar a documentação digitalizada ou fotografada pelo celular. Por fim, após a solicitação é possível acompanhar o andamento do pedido com o número do protocolo de requerimento.

Documentação básica para todas as aposentadorias do INSS

Dessa forma, seja qual for o abono previdenciário, sempre são solicitados os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • Carnês de contribuição para quem contribuiu sem vínculo empregatício durante determinado período;
  • Carteira de trabalho – caso haja mais de uma, levar todas;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), documento onde constam todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador e pode ser solicitado através do site Meu INSS.
  • PIS/Pasep ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT) – caso o solicitante não saiba informar, poderá verificar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;

Como se cadastrar no Meu INSS?

Em síntese, para ter acesso ao Meu INSS é necessário ter uma conta ativa no gov.br. Assim, com um único usuário e senha, é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam disponíveis no gov.br.

Dessa forma, para efetuar o cadastro é preciso informar o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas a respeito do cadastro junto ao INSS.

Além disso, é possível obter uma senha provisória pelo internet banking de alguns bancos para realizar o cadastro no Meu INSS.

Imagem: rafapress/shutterstock.com