Veja como seu perfil no LinkedIn pode aumentar seu salário
Estudo aponta: otimizar seu perfil no LinkedIn pode aumentar seu salário. Executivos juniores podem ter até 4% a mais. Entenda!
Você já parou para pensar sobre como seu perfil no LinkedIn pode aumentar seu salário? Diante dessas questões, os professores Boris Groysberg e Eric Lin, respectivamente da Harvard Business School e da Universidade College and Conservatory, conduziram um estudo.
A pesquisa recente analisou a relevância da qualidade do perfil profissional digital (DPP). Com isso, é possível entender como a sua página no LinkedIn pode fazer com que seu salário seja mais alto.
Executivos juniores são os mais impactados no salário

A pesquisa foi publicada na “Harvard Business Review” e revela que, de 2004 a 2011, 1.741 trabalhadores com cargos executivos trocaram de emprego. O estudo sugere que executivos em estágios iniciais de suas carreiras podem ter mais vantagens nesse sentido no LinkedIn.
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Portanto, há um contraste com profissionais mais experientes. Por um lado, os gestores de alto escalão ou cargos de presidente não apresentaram resultados mensuráveis. Entretanto, quem está em cargos iniciais e faz atualizações constantes no LinkedIn tem o salário 4% maior do que os demais.
Importância na mudança de emprego e geolocalização
De acordo com os dados da pesquisa, no processo de troca de emprego, a visibilidade do DPP, incluindo, portanto, o perfil do LinkedIn, é fundamental. Novos empregadores, menos familiarizados com os profissionais, confiam em sinais provenientes de currículos, referências e perfis de trabalho.
O estudo sugere que alterações salariais ligadas ao DPP são mais fortes em transições de emprego, proporcionando um aumento salarial de 6,4% para profissionais com cinco anos de experiência e 2% para aqueles com 15 anos de carreira.
Além disso, considerando a geolocalização, a pesquisa indica que os países sul-americanos, norte-americanos e asiáticos tiveram um aumento na qualidade desses perfis. Já na Europa, Austrália e Nova Zelândia, não foram observados efeitos significativos, sugerindo, portanto, que a frequência de uso do LinkedIn em cada região pode influenciar os resultados.
Imagem: IB Photography / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital