Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como vai funcionar o PIX automático

O PIX automático é uma das novas funcionalidades que o Banco Central irá implementar aos usuários brasileiros. Saiba mais!

Os brasileiros já estão cada vez mais familiarizados com o sistema de transferências instantâneas. Dessa forma, a expectativa é a de que o serviço ganhe ainda mais utilizações com a implementação do PIX automático.

Sendo assim, o Banco Central (BC), criador do PIX, busca viabilizar o pagamento recorrente de diversos tipos de contas conforme a autorização prévia do usuário. Saiba mais informações sobre essa funcionalidade na sequência.

Banco Central lançará PIX automático em breve

Celular com logo do pix, ao fundo uma tela de laptop com logo do Banco Central.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

A previsão para o lançamento do PIX automático é abril de 2024. Além dele, o BC também pretende implementar o PIX parcelado e o BolePix. Logo, são funcionalidades que ajudarão ainda mais o usuário no pagamento de contas.

Veja também: 5 truques para usar o ar-condicionado do seu carro sem gastar muito combustível

Dessa forma, é preciso entender como o PIX automático irá funcionar assim que ele estiver disponível aos brasileiros. Logo, sua idealização tem 3 pilares: a segurança; a praticidade para pagadores e recebedores; e a flexibilidade.

Sendo assim, através de uma autorização prévia, os valores serão descontados do saldo do pagador via PIX no dia programado. Portanto, a funcionalidade ficará à disposição de qualquer tipo de empresa, como companhias de energia e telefonia, operações de créditos, condomínios, escolas, academias, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.

E sobre as demais funções?

Como dito, além do PIX automático, os usuários também terão acesso ao uso desse serviço para pagamento parcelado, mas sem previsão de lançamento, e o BolePix.

O PIX parcelado consiste em oferecer crédito para que a população possa fazer compras de forma parcelada. Logo, essa função poderá ser uma alternativa para aqueles que não têm acesso a um cartão de crédito, por exemplo.

Por sua vez, o BolePix replica um boleto bancário. Assim, trata-se do aparecimento de um QR Code no boleto que gera um código Pix. Dessa forma, a compensação desse pagamento é instantânea. Ademais, é preciso que o boleto apresente uma única linha de digitação, automaticamente, para que o banco possa dar baixa no sistema.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com