Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja se você tem direito a receber dinheiro atrasado do INSS

Saiba mais informações sobre seu direito de receber dinheiro atrasado do INSS e as formas de fazer esse pedido. Confira!

Alguns segurados têm o direito de receber dinheiro atrasado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso acontece quando eles solicitam a concessão ou a revisão de um benefício previdenciário em que a resposta da análise demora a sair, por exemplo.

Desse modo, essas pessoas podem receber o dinheiro retroativo referente ao período de atraso do órgão. Saiba mais sobre como conseguir esse direito e as demais informações sobre os benefícios na sequência.

Como pedir o dinheiro atrasado do INSS?

aposentar antes do tempo
Imagem: insta_photos / Shutterstock.com

Existem algumas formas de conseguir fazer o pedido desse dinheiro atrasado. Uma delas é através de um pedido administrativo feito diretamente no INSS. Outra maneira é entrando na Justiça contra o órgão previdenciário.

Veja também: Este cartão de crédito do Banco do Brasil pode te ajudar muito no dia a dia; saiba mais

Logo, o pagamento do dinheiro atrasado do INSS depende da forma desse pedido. Aqueles que o fazem direto no órgão, podem receber desde a chamada Data de Entrada do Requerimento (DER). Para aposentadorias, por exemplo, toma-se como base o tempo de contribuição, por idade e rural.

Já para outros benefícios previdenciários como, pensão por morte, a data começa a contar a partir do falecimento do segurado, válida para até 90 dias após o óbito. Após essa data, o retroativo vale a partir do DER. Para o auxílio-doença, por exemplo, conta-se partir da data de início da incapacidade ou do 16º dia de afastamento.

E os pedidos feitos na Justiça?

Para entrar na Justiça contra o INSS, é preciso, primeiramente, fazer o pedido administrativo no órgão. Essa é, portanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Logo, quem processar o órgão e ganhar a causa, pode receber o dinheiro atrasado a partir do DER ou de até cinco anos antes do pedido de revisão.

Ainda, o valor dos atrasados determina o tipo de pagamento. Logo, recebem por Requisição de Pequeno Valor (RPV) aqueles que entram com ações de até 60 salários mínimos. Porém, caso o valor ultrapasse essa marca, o segurado recebe o pagamento de precatórios, que acontece uma vez ao ano.

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com