Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vendas online na Semana do Consumidor registram alta de 13,9%

Vendas online durante a Semana do Consumidor apresentam aumento de 13,9%. Descubra os principais fatores por trás desse crescimento.

Durante a Semana do Consumidor, as vendas online registraram um crescimento significativo, conforme aponta uma análise recente do comportamento de consumo. A Linx, empresa de tecnologia para o varejo, identificou um aumento de 13,9% nas vendas entre os dias 8 e 13 de março em comparação com o ano anterior.

Os produtos mais procurados durante este período surpreendentemente incluem geladeiras, ar-condicionado e celulares. Guga Schifino, diretor na Linx/StoneCo, destaca que as elevadas temperaturas recentes impulsionaram a busca por ar-condicionado, refletindo-se diretamente nos ajustes de preços no mercado.

Por que a Semana do Consumidor tem ganhado destaque?

A importância do Dia do Consumidor como um evento capaz de movimentar o comércio eletrônico no primeiro semestre do ano tem sido ressaltada por Schifino. Contrapondo-se a datas tradicionalmente fortes para o varejo, como Natal e Black Friday, que ocorrem na parte final do ano. Este dia tem ajudado a dinamizar as vendas em um momento geralmente considerado mais lento.

imagem de miniaturas de caixas representando pacotes de compras em cima de notebook Semana do Consumidor
Imagem: William Potter / Shutterstock.com

O diretor da empresa explica que cerca de 20% das marcas já adotaram a prática de estender as promoções ao longo da semana do consumidor. Ele afirma que, apesar de essa data não se equiparar à envergadura de uma Black Friday, ela já se mostra capaz de proporcionar um aumento significativo de receita em comparação a um dia normal de vendas.

Quais são as perspectivas para o e-commerce brasileiro?

O comércio eletrônico brasileiro está experimentando um crescimento robusto, impulsionado por datas comemorativas e demandas emergenciais de saúde pública. Assim, a capacidade de resposta ágil do mercado e o aumento da confiança do consumidor indicam um futuro promissor para o e-commerce no Brasil.

Veja também:

‘Prévia do PIB’ do BC mostra desaceleração da economia brasileira em janeiro

Os consumidores valorizam não apenas a conveniência, mas também a segurança e os preços acessíveis, fazendo do e-commerce um catalisador de mudanças no perfil de compra contemporâneo. A adesão a datas promocionais e a resposta rápida às necessidades dos consumidores emergem como fatores essenciais para o avanço e consolidação desse setor no cenário nacional.

Imagem: William Potter / Shutterstock.com