Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Versão antiga da CNH perdeu a validade?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH, é um documentos de grande importância para muitas pessoas no Brasil. Afinal, é ela que permite que você dirija veículos em vias públicas do país. Contudo, recentemente, surgiu uma novidade envolvendo esse documento: desde o dia 1º de junho de 2022, o modelo da CNH foi atualizado com uma nova versão. Mas muita gente fica com a dúvida: a versão antiga da carteira de motorista não é mais válida? Confira a resposta a seguir:

A versão antiga da CNH perdeu a validade?

Antes de mais nada, precisamos explicar que a sua versão antiga da CNH continua valendo. Mesmo com as mudanças e a criação de uma nova CNH, a única coisa que você deve prestar atenção é na data de validade do documento.

Ou seja, sua atual versão da CNH é válida até o momento em que o governo determina que ela precisa ser atualizada. No caso do Brasil, para motoristas de até 49 anos, esse prazo de validade é a cada dez anos. Já, para pessoas entre 50 e 69 anos, o prazo é de cinco anos. Para pessoas acima de 70, a validade é de três anos.

Porém, outros casos podem exigir a troca antes do tempo. Uma dessas possibilidades é no caso da necessidade de uma segunda via ou da troca de permissão temporária para a definitiva. Além disso, quem teve sua CNH suspensa ou está tirando a carteira pela primeira vez, também receberá o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação.

Por fim, as mudanças da nova CNH incluem a presença de um QR Code obrigatório (antes era opcional) para acesso à Carteira Digital de Trânsito, e também o documento nas cores verde e amarelo. Também conterá desenhos dos veículos que a categoria permite, assim como a indicação das letras P, para carteira provisória, e D, para definitiva.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com