Vírus que desvia dinheiro do Pix: veja como se proteger em apenas 5 passos
Aprenda a proteger-se do vírus Pix. Entenda como funciona e as táticas para evitar sofrer este golpe e não se tornar uma vítima.
A revolução digital trouxe consigo inúmeros benefícios, e o Pix, o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, é um exemplo emblemático dessa evolução. No entanto, com a facilidade e a conveniência que essa tecnologia proporciona, surgem também ameaças cada vez mais sofisticadas.
Uma delas é o vírus que desvia dinheiro do Pix, um perigo virtual que pode afetar a qualquer um. Assim, neste artigo, vamos explorar esse cenário preocupante e fornecer 5 passos fundamentais para proteger sua segurança financeira. Saiba mais a seguir.
Como o vírus do Pix invade o seu dispositivo?
Operando pelo nome de Brats, o vírus do Pix acessa seu aparelho por meio de links fraudulentos. Esses links são frequentemente enviados via e-mail, ou através de app de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Direcionando as vítimas para uma página e iniciam o download de um arquivo.
A partir desse momento, o vírus solicita permissão para acessar as opções de acessibilidade do aparelho. Todavia, uma vez autorizado, o vírus acessa todas as informações e ferramentas, permanecendo em estado de espera até que o usuário acesse os aplicativos bancários, momento em que o golpe é implementado.
Veja também: Nubank bloqueia o cartão dos clientes? Entenda

Como se prevenir?
- Evite clicar em links desconhecidos;
- Nunca conceda permissões a aplicativos que pareçam não seguros;
- Duvide de prêmios fáceis ou sorteios gratuitos;
- De forma alguma clique em links enviados por números desconhecidos no WhatsApp;
- Mantenha-se alerta a notificações suspeitas que solicitam acesso às opções de acessibilidade de seu dispositivo.
O papel dos antivírus na proteção contra o vírus do Pix
À vista disso, outra estratégia válida é o uso de antivírus, sobretudo em aparelhos móveis. Embora não sejam tão comuns quanto os antivírus para computadores, uma ferramenta eficaz para sua segurança virtual.
No entanto, lembre-se de baixar esses aplicativos apenas das lojas oficiais de aplicativos e optar por versões gratuitas de serviços bem avaliados.
Imagem: rafapress / shutterstock.com