Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vítimas da enchente no RS recebem antecipação do INSS

INSS antecipa benefícios para vítimas de enchentes no RS. Medida garante suporte financeiro imediato para famílias afetadas pela tragédia

Em meio ao cenário de devastação causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários para os cidadãos atingidos pelas inundações.

Assim, a medida emergencial visa oferecer suporte financeiro imediato para as famílias afetadas, garantindo que os mais necessitados tenham acesso rápido aos recursos necessários para iniciar a reconstrução de suas vidas. Veja mais detalhes!

Antecipação do pagamento do INSS

Portanto, a medida foi formalizada através da Portaria Conjunto INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024, decisão esta assinada por Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social, e Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. 

Assim, esta iniciativa estabeleceu que os pagamentos, que deveriam ser realizados no dia 24 de junho, serão adiantados para os benefícios que normalmente são depositados em maio. Com isso, o novo período para a disponibilização dos fundos ocorre entre 24 de maio e 7 de junho. 

Dessa forma, essa antecipação tem como objetivo oferecer uma margem financeira que possa ajudar os prejudicados a atravessar este momento com maior tranquilidade.

Celular com logo do INSS e notas de real averbação
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Quem está recebendo a antecipação

Os critérios específicos para o recebimento dos benefícios envolvem os residentes dos municípios do Rio Grande do Sul diretamente afetados pelas inundações. A determinação de quando cada beneficiário receberá o pagamento está ligada ao último dígito do número do cartão de benefício, precedente ao traço.

Enfim, essa medida emergencial não só fornece suporte econômico como também capacita a reconstrução e recuperação dos atingidos pelas enchentes, assegurando que os mais necessitados possam encontrar alguma forma de estabilidade neste período de crise.

Veja também:

Saque de R$ 2,9 mil está liberado na Caixa: veja se você pode receber

Por fim, é importante destacar que a consulta aos pagamentos do INSS pode ocorrer por meio do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) e também pela Central de Atendimento 135.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com