Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Viver na Itália: Brasileiros Revelam Segredos para Ganhar R$ 12 Mil por Mês

Quer viver na Itália? Descubra oportunidades de trabalho, dupla cidadania e experiências reais de brasileiros vivendo no exterior.

Seja por conta da busca por melhores oportunidades de trabalho ou apenas pela experiência de viver em um ambiente totalmente diferente, a Itália tem se mostrado uma escolha popular entre brasileiros que desejam morar no exterior.

Mergulhe conosco neste artigo que explora a vida, trabalho e comunidade brasileira na Itália. Descubra tudo que você precisa saber antes de ir morar no exterior!

Viver na Itália: saiba tudo sobre trabalho

Mulher e criança em grade olhando vista da Itália
Imagem: Igor Link / Shutterstock.com

A saber, na Itália, o salário é comumente negociado entre trabalhadores e sindicatos. Em 2022, o salário médio anual bruto por trabalhador no país foi de 27 mil euros, o que representa aproximadamente 2.250 euros por mês.

Vale ressaltar que o custo de vida na Itália costuma ser mais alto. Em comparação com a média europeia de salários, a Itália fica 12% abaixo, e 23% em relação à Alemanha.

Por dentro da comunidade brasileira na Itália

A verdade é que muitos brasileiros estão escolhendo a Itália para viver. O Brasil é o país com a maior comunidade de descendentes de italianos fora da Itália, com mais de 25 milhões de pessoas elegíveis para a dupla cidadania. Até 2022, mais de 157 mil brasileiros residiam no país.

Marcelo Cafaldo é um exemplo vivo de como a vida pode mudar completamente na Itália. Após desembarcar no país europeu em 2001, ele trabalhou em diversos empregos temporários, mas encontrou sua vocação na culinária italiana e, hoje, gerencia o próprio restaurante em Roma.

Já Adrielli Lupatini, uma jovem aspirante à carreira de jogadora de futebol, teve seus planos interrompidos pela pandemia. Porém, 2020 marcou sua mudança para a Itália e agora, ela trabalha na área administrativa de uma fábrica de embalagens.

Jéssica Rollemberg: de modelo a estudante de moda

Jéssica Rollemberg, uma modelo brasileira, decidiu ir à Itália para perseguir um sonho: estudar moda. Depois de três anos no país, ela conta que a comunidade brasileira na Itália é bastante solidária e disponível para ajudar uns aos outros.

De acordo com o Numbeo, os preços de consumo em Roma, incluindo aluguel, são 59,1% mais altos do que em São Paulo. No entanto, os preços podem variar de cidade para cidade e de acordo com o bairro na Itália.

Veja também:

INSS pagando R$ 1.412 ou mais; veja se você recebe

Em suma, se você sonha em viver na Itália, não perca tempo e comece agora mesmo a pesquisar sobre valores de moradia e mais experiências de conterrâneos no país!

Imagem: Igor Link / Shutterstock.com