Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você está endividado? Seu FGTS pode ser bloqueado; entenda

Você sabia que pode ter o saldo do seu FGTS bloqueado em caso de dívidas? Entenda mais sobre o caso clicando aqui.

Recentemente, em uma decisão inédita, a juíza Ana Cristina Viegas Lopes de Oliveira autorizou que a Caixa mantivesse 20% do saldo do FGTS bloqueado. A ação envolve a conta de um MEI para ressarcimento de uma cliente que não teve o serviço prestado.

Apesar de ainda ser possível abrir recurso contra a decisão, a mudança na Justiça abre precedente para penhora do saldo do Fundo para pagamento de dívidas. Nesse sentido, os cidadãos endividados podem se questionar sobre a possibilidade de ter o seu FGTS bloqueado.

Essa decisão, que ainda pode ser recorrida, sinaliza uma nova perspectiva no âmbito Jurídico e tem causado divergências entre os magistrados. Continue lendo para entender melhor o que está acontecendo.

FGTS bloqueado: mudança na Justiça diverge opiniões

Martelo usado por tribunal da justiça do trabalho, enquanto dois homens apertam as mãos ao fundo
Imagem: HQuality / Shutterstock.com

Alguns magistrados acreditam que o FGTS, na maioria dos casos, é um bem impenhorável, ou seja, não pode sofrer bloqueio para o pagamento de dívidas. No entanto, a decisão de manter o FGTS bloqueado vai de encontro a essa crença.

Veja também: Atenção: multa de R$ 1500 começou a valer em janeiro

A juíza de BH decretou que a Caixa Econômica Federal deveria reter 20% do valor do saldo na conta do FGTS de um MEI. Isso porque o Microempreendedor prometeu um livro de fotos e não entregou à cliente. Vale destacar que, pelas vias de regra, o Fundo pode sofrer penhora em algumas condições específicas.

Dentre elas têm-se o pagamento de dívidas miscelâneas, como dívida alimentar (muito comum no Direito de Família, geralmente aplicando-se à pensão alimentícia). Além disso, também pode ocorrer o bloqueio quando a remuneração do devedor é suficiente para não prejudicar sua subsistência.

Como fica a situação?

A decisão recente da juíza de manter o FGTS bloqueado certamente representa um marco importante no cenário judiciário brasileiro. A situação ponta para uma nova direção no que diz respeito aos recursos para pagamento de dívidas.

Isso pode significar um precedente crucial para casos futuros. Entretanto, uma definição conclusiva sobre a situação ainda depende da decisão do STJ ou do STF.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com