Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você põe o CPF na nota? Veja como consultar e resgatar seu saldo na Nota Fiscal Paulista

Os contribuintes de São Paulo acumulam créditos ao informar o CPF na nota. Saiba como acessar a Nota Fiscal Paulista!

Utilizar o CPF na nota fiscal tem ganhado cada vez mais adeptos pelo Brasil, principalmente no estado de São Paulo. A Nota Fiscal Paulista, iniciada em 2007, é um programa do governo que busca inibir a sonegação de impostos por meio da formalização de transações comerciais.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como fazer a consulta e o resgate do saldo acumulado através do programa. Continue a leitura!

Contribuintes que colocam CPF na nota em São Paulo acumulam créditos

Pessoa entregando uma nota fiscal para outra após realizar uma cobrança.
Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

A Nota Fiscal Paulista devolve até 30% do tributo recolhido pelo vendedor para o cliente que informa o CPF na nota. O programa de fomento ao recolhimento de impostos, além de ajudar o governo a ter um mundo melhor controle tributário, beneficia o consumidor com o retorno de uma parte do imposto pago nas transações comerciais.

Veja também: Benefício de Lula para presos paga mais de 1 salário mínimo?

Sendo assim, de acordo com a Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, a ideia é motivar os consumidores a exigirem o documento fiscal no momento da compra.

Como consultar e resgatar o saldo?

Para se cadastrar, o consumidor que informa o CPF nas compras deve acessar o site ou aplicativo da Nota Fiscal Paulista (Android, iOS) e preencher com seus dados pessoais. Entre eles, estão nome, CPF, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e demais informações.

Assim, os consumidores cadastrados no programa podem consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista, inclusive quais notas foram cadastradas e processadas. Além disso, de tempos em tempos, acontecem sorteios para os participantes, com prêmios que podem chegar a até R$ 100 mil.

Para o resgate dos créditos acumulados ao informar o CPF na nota, existe a opção de crédito em conta corrente, poupança ou desconto no IPVA. Assim, basta preencher a opção escolhida e os dados bancários. No caso do imposto, é possível optar pelo desconto apenas no mês de outubro, preenchendo os dados do Renavam do veículo.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com