Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você tem dívidas do Fies? Nova forma de abater os valores pode ser liberada; entenda

Em breve, os estudantes endividados com o programa Fies terão novas oportunidades de abater o valor da dívida. Veja como!

A Comissão de Educação do Senado brasileiro deu um passo importante nesta semana. Eles aprovaram uma proposta que permitirá aos estudantes endividados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) liquidarem parte das suas dívidas.

A proposta foi aprovada em caráter preliminar e agora está nas mãos da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para avaliação. A ideia foi apresentada pela Senadora Dorinha Seabra da União-TO. Nesse sentido, a senadora propôs uma alternativa ao Projeto de Lei (PL) 3652/2023 original.

Portanto, originalmente, a sugestão era o perdão completo das dívidas dos estudantes beneficiados pelo programa. Seabra propõe que as pessoas com dívidas do FIES compensem suas obrigações financeiras participando de programas de apoio ao serviço público em várias áreas.

Como funcionará este novo sistema para os devedores do FIES?

Imagem de uma mão segurando uma caneta enquanto escreve em uma folha de papel. No lado direito da imagem, há a logo do Fies

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O texto aprovado pela Comissão de Educação estipula que, por cada semana de trabalho com um mínimo de 20 horas, o estudante que está endividado com o FIES terá o direito ao abatimento de uma prestação da sua dívida. 

Veja também:

O que acontece se o MEI ultrapassar o limite de faturamento de R$ 81 mil?

Os gastos do transporte e alimentação destes estudantes também serão reembolsados. Em suas próprias palavras, a senadora explica que a nova proposta assegura uma análise cuidadosa e justa de cada caso. 

Portanto, a ideia é que os profissionais de várias áreas, como assistentes sociais, professores e enfermeiros, possam fornecer um determinado número de horas de serviço às instituições públicas para saldar suas dívidas. 

O que isso significa para os estudantes endividados?

Dessa forma, a princípio, é importante lembrar que a senadora enfatizou a importancia dos beneficiários do FIES reembolsarem os valores recebidos a fim de garantir a continuidade do programa. Ademais, o Presidente da Comissão de Educação, Senador Flávio Arns (PSB-PR), vê uma boa contrapartida.

Logo, em sua perspectiva, a proposta é uma forma de incentivar os recém-formados a se engajar na sua área de trabalho. Além disso, as mulheres indígenas também foram incluídas em políticas públicas de combate à violência e promoção da saúde e educação com a aprovação da proposta.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital