Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você tem dívidas do Fies? Saiba aqui como conseguir perdão e regularizar seu nome

Conseguir o perdão das dívidas do Fies pode ser um grande alívio para muitos brasileiros que foram atendidos. Veja!

Para milhares de universitários que aspiram à educação superior no Brasil, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem sido uma luz no fim do túnel. Criado pelo Governo Federal, o programa oferece a possibilidade de financiar a graduação em universidades privadas, abrindo caminho para um futuro promissor. Mas a dívida do Fies pode se tornar uma dor de cabeça.

Muitas vezes, a conclusão dos estudos chega com um peso financeiro: o acúmulo de dívidas que podem durar anos. Mas, o perdão, ou renegociação dessa dívida, é possível por meio de processos que o Governo estipula, que podem aliviar consideravelmente o pagamento dessas parcelas.

Quais as condições para solicitar o perdão da dívida do FIES?

As condições para solicitar o perdão da dívida junto ao FIES podem variar de acordo com os critérios estipulados no contrato do financiamento e as diretrizes do governo. Em geral, os programas de perdão costumam atender parcelas atrasadas a mais de 90 ou 360 dias, com descontos proporcionais ao tempo de atraso. 

Mas, de qualquer modo, se a renegociação ou o perdão da dívida estiverem disponíveis e se o estudante se encaixar nos critérios, é fundamental buscar orientação nos canais de atendimento do FIES ou diretamente em uma agência da Caixa para formalizar a solicitação. 

Site do Fies na tela de um computador e de um celular
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Como solicitar?

Para solicitar o perdão da dívida junto ao FIES, o estudante deve formalizar a solicitação diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no site do Ministério da Educação (MEC). 

Caso o estudante tenha feito o financiamento pela Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, o processo pode também ser realizado nos respectivos sites ou aplicativos dessas instituições.

Veja também:

Depósitos do BPC/LOAS de R$ 1.320 começam na próxima semana; saiba mais

Por fim, como citado anteriormente, as condições para o perdão e a renegociação podem sofrer alterações conforme as políticas estabelecidas pelo Governo Federal. Por isso, é sempre importante buscar informações mais atuais nos canais oficiais do programa.

Imagem: rafapress/shutterstock.com