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Empresários pedem a Jair Bolsonaro a volta do horário de verão

Associações de diversos setores emitiram um documento pedindo a volta do horário de verão.

Após não haver uma posição oficial do governo, as associações dos setores de alimentação, do turismo e do comércio emitiram um documento com um novo pedido para Jair Bolsonaro. O motivo? A volta do horário de verão. Na última quarta-feira (01), as entidades citaram que qualquer economia de energia é importante para diminuir a crise hídrica do Brasil. Além disso, o retorno pode ajudar os setor da economia. 

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Empresários pedem a Jair Bolsonaro a volta do horário de verão

Em suma, o horário de verão acabou em 2019. Nesse período, um estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) disse que não existia uma economia de energia interessante. Entretanto, diante da crise hídrica, os especialistas voltaram a defender a medida, já que uma pequena economia de energia, pode ajudar e muito. Inclusive, o movimento tem o apoio do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. O apoiador de Bolsonaro disse nas redes sociais que apoia ao retorno do horário de verão. 

De acordo com o documento, “como é sabido, estamos diante de uma intensa crise hídrica agravada pela escassez de chuvas, situação que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica em parte do Brasil. São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”.

Além disso, o texto diz que “o retorno do horário de verão é mais um gesto na direção de sinalizar para a sociedade a importância de cada um dar sua contribuição na economia de energia.”

Vale ressaltar que, em julho, o presidente já tinha recebido um mesmo pedido, mas na ocasião ele não deu uma resposta. 

Segundo o documento, o horário de verão pode ajudar os setores do comércio, de serviços e de turismo, em especial, os bares e restaurantes. É dito isso, pois eles “conseguem aproveitar a hora extra de luz do sol para incrementar o faturamento, com aumento da procura por happy hours”. Por fim, as associações dizem que um extra no faturamento pode fazer uma “enorme diferença” devido aos prejuízos na pandemia. 

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Imagem: Zephyr_p / Shutterstock.com